Entidades

ABF ELEGE NOVA DIRETORIA ATÉ 2025

Publicado em
Tom Leite: redução do ISS

Antonio Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo, controlador das marcas China In Box, Gurumê, Koni Store, LeBonton e Spoleto, é o novo presidente da Associação Brasileira de Franchising para o trênio 2023/25. Tom Leite era vice-presidente da ABF desde 2019, na gestão de André Friedheim.

A vice-presidência da entidade fica a cargo de Adriana Auriemo, sócia-diretora da rede Nutty Bavarian do Brasil. A executiva foi diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, e diretora da Comissão de Microfranquias da Associação.

Como integrante da diretoria não estatutária, a entidade anuncia também o nome da nova presidente da Comissão de Ética, Sylvia de Moraes Barros. Fundadora e CEO da rede The Kids Club, Sylvia deixa o cargo de coordenadora da Comissão de Educação.

A partir deste ano de 2023, a ABF conta com uma novidade na gestão: a participação de coordenadores regionais, que atuarão ao lado dos diretores regionais para ampliá-la e aprofundá-la ainda mais nessas localidades. Atualmente, a ABF possui representações regionais no Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul.
 
Com foco nas transformações e na evolução do ecossistema do setor e da própria ABF, o presidente eleito destaca algumas das principais propostas de sua gestão.

“Vamos continuar a fortalecer as ações de advocacy da ABF, junto com entidades parceiras representativas de diversos segmentos, entre elas Abrasce, ANR, IFB, Sebrae e Abrasel. Vamos seguir com a agenda de ISS, em que a entidade tem conseguido confirmar com diversas prefeituras de diferentes estados a redução da alíquota do Imposto de 5% para 2%”, diz Tom Leite.

O agora ex-presidente André Friedheim (Café do Ponto) passa, a partir deste ano, a compor o Conselho da ABF, atuando ao lado dos demais membros: os também ex-presidentes Cristina Franco (LocTok), que assume a Presidência do colegiado, e Altino Cristofoletti Junior (Casa do Construtor), além do próprio Tom Moreira Leite, que, como presidente, também possui assento neste Conselho.

Como membros eleitos, completam o colegiado: Décio Pecin (CNA), Fernando Fernandes (Fernando José Fernandes Advogados), Fernando Tardioli de Lima (Tardioli Lima Sociedade de Advogados) e Marcelo Maia (DIA).