Ação Social

ARTE SOB RODAS INSPIRA COLEÇÃO DE PRODUTOS

Publicado em

A agência SALA, de Jaguariúna, interior paulista, em parceria com o artista plástico Tiago Ots, criou uma coleção de produtos como camisetas, almofadas, caderno, calendário, canetas, caneca e ecobag, a partir de estampas produzidas por crianças deficientes.

Os desenhos foram realizados pelas rodas de suas cadeiras de locomoção, cobertas com tinta sobre uma tela branca. Os recursos irão para a Casa da Criança Paralítica, de Campinas, que atende esses menores, visando aumentar o número de assistidos na sede da instituição.

A coleção, denominada “Rodas sobre Tela”, foi lançada na última semana.

A pintura inicial foi feita sobre um rolo de tela de 4 metros, que deu origem a vários recortes utilizados na confecção de estampas para as peças. Cada roda foi coberta por uma cor e os pequenos artistas passearam livremente ou foram orientados por Ots, gerando os mais diversos grafismos. Todas as etapas foram registradas pela agência SALA.

“Com habilidades de pintura ou não, as crianças fizeram verdadeiras obras de arte”, afirma Regiane Fayan, coordenadora de Projetos e Mobilização de Recursos da CCP.  Segundo ela, a coleção foi pensada para dar origem a algumas peças customizadas para tiragem em grande quantidade.

“A partir de 200 unidades, conseguimos personalizar as cores e a marca de qualquer empresa. Dessa forma, empresas podem dar mais visibilidade à causa e presentear seus clientes e colaboradores com artigos únicos, com um conceito inovador que representa diversidade”, explica a coordenadora.

Além das empresas, qualquer pessoa física poderá adquirir os produtos da coleção, que estão sendo comercializados no Bazar do Sonho, na sede da CCP.

Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família. Também realiza adaptações e manutenções de cadeiras de rodas para usuários do equipamento.

Atualmente, em sua sede são atendidos mais de 360 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 68 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição.