Livros

COMEÇAR NA PROPAGANDA, SEM MEDO DE SER CRIATIVO

Publicado em
Lucas Ribeiro e Alexandre Kazuo: inúmeras possibilidades

Lucas Ribeiro, redator, e Alexandre Kazuo, diretor de arte, trabalham como dupla em agências de publicidade desde 2015, quando se conheceram na agência Africa, em São Paulo. Também passaram pela Lew’Lara\TBWA, CP+B e BETC, onde foram diretores de criação. 

Juntos, já conquistaram os principais prêmios da publicidade mundial como Cannes Lions, D&AD, One Show, ADC, Clio, incluindo 2 Grand Prix. 

Atualmente como diretores de Criação Associados da Mccann Nova York, estão lançando o livro “Princípio. 128 princípios para quem quer se tornar um criativo em agência de publicidade”.

A obra aborda os medos de quem está começando em agência de propaganda através de capítulos como “Há muito, muito tempo em uma agência muito distante”, “Portfólio, o seu cartão de visitas”, “Trabalhe seu networking. Um dia ele vai trabalhar por você”, “Entrei em uma agência. E agora?” e “Em cada fim há um novo começo”.

“Nesses anos de carreira, entrevistamos, lideramos, aconselhamos, demos aula para muitos jovens. Percebemos que muitas dúvidas são comuns a todos. Daí, nasceu a ideia de reunir todas as nossas dicas, filosofias e conselhos para ajudar quem está começando”, diz Kazuo.

“O começo é difícil porque é onde residem as dúvidas, as inseguranças, os receios. Mas essa fase também é importante porque guarda as inúmeras possibilidades que só uma página, ou um arquivo de photoshop, em branco podem oferecer”, explica Ribeiro.

Para o prefácio e a carta de apresentação, os criativos convidados foram, Andrea Siqueira, ECD da FCB Chicago, e responsável por unir a dupla, e André Kassu, sócio e CCO da CP+B, última agência dos criativos no Brasil.

O livro será comercializado em versão impressa, disponível nos princioais marketplaces e livrarias do Brasil, e contará com versão digital pelo Kindle. E como forma de dar acesso e gerar mais oportunidades, a dupla distribuirá gratuitamente cerca de 100 unidades para a Escola Rua e o Projeto Soma.

Lucas Ribeiro e Alexandre Kazuo começaram sua trajetória no exterior, trabalhando na agência Hill Holliday, em Boston, nos Estados Unidos, até chegar à McCann NY. Ao longo dessa jornada, atenderam marcas como Puma, ESPN, Nissan, Peugeot, Citroën, BMW, Budweiser, Stella Artois, Smirnoff, entre outras. 

Ambos também foram professores da Escola Cuca, mentores no Festival LIA, de Londres, e hoje dão aula na MAD School of Ideas.