Digital

FRASES DE JAIR VIRAM ARTE SURPREENDENTE

Publicado em
“Erro da ditadura:  torturar sem matar”

Baseado em Madri desde o início de 2015, o UX Designer brasileiro Bruno Costa está lançando o projeto experimental “Arte por Jair“, com imagens abstratas criadas com uso de inteligência artificial a partir de frases controversas do atual presidente Jair Bolsonaro.

As imagens aplicadas no estilo grandes pintores brasileiros dos séculos XIX e XX compõe uma exposição aberta de arte digital onde o discurso de um homem e o uso empírico de um algoritmo, geram imagens surpreendentes e perturbadoras ao olho crítico do espectador.

O trabalho foi realizado com a utilização da Midjourney, ferramenta que traduz em imagens perguntas em texto através de seus algoritmos.

Bruno foca sua atividade em quebrar barreiras entre o digital e o humano, criando conexões entre pessoas e marcas. Em 10 anos de experiência como diretor criativo, conquistou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais de criatividade e eficiência.

“Entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, o atual governo brasileiro reduziu brutalmente os fundos para cultura e educação. Hoje em dia a gestão da cultura é considerada a pior das últimas décadas, desde a criação do Ministério da Cultura em 1985 e hoje, extinto”, diz Bruno..

“Incapaz de amar filho homossexual”

“No Brasil, seria possível que um dos políticos que menos demonstrou interesse pela cultura possa ser base e inspiração para gerar arte e divulgar artistas icônicos e da nova geração? Com o uso da tecnologia, sim. Um anticultura fortalecendo a criação artística nos mesmos instantes em que tenta subjugar diferentes e diversas formas de vida”, completa.

Formado em Comunicação Social, o carioca Bruno Costa iniciou sua carreira há 20 anos como UX Designer (Designer de Experiência) no Globo.Com. Em sua carreira, trabalhou em agências de publicidade como Africa, F.biz e F/Nazca.

Na Espanha atuou como ECD MRM/McCann, DC na DDB e JTW. Atualmente, é freelancer e trabalha remotamente para o mercado brasileiro e o ibérico (Espanha e Portugal).