Pesquisa

MULHERES DOMINAM LISTA DE INFLUENCIADORES

Publicado em
Gisele: primeiro lugar

Estrela de campanhas atualmente na TV para marcas como C6 Bank e Ambipar, a top model Gisele Bündchen é a celebridade brasileira mais influente de 2022, conforme a quarta edição da pesquisa “The Most Influential Celebrities”, realizada pela Ipsos.

As oito primeiras posições da lista são mulheres. Iza, vencedora do levantamento no ano passado, agora está em segundo lugar. Em seguida aparece Nathalia Arcuri, do canal “Me Poupe!”. A influenciadora digital Jout Jout e a atriz Grazi Massafera completam o top five.

O primeiro homem da lista geral é Rodrigo Hilbert, apresentador do Tempero de Família e Bem Juntinhos, do canal GNT, que aparece na 9ª posição. Ele é garoto-propaganda da Mondial e hoje ainda divulga o site de compras Shopper.com ao lado da mulher Fernanda Lima.

“Assim como no ano passado, em 2022 prevaleceu a presença feminina. O fato das oito primeiras posições do ranking serem ocupadas por mulheres evidencia o crescente protagonismo delas nas mídias, seja nas tradicionais ou nas digitais”, afirma Mariana Andrade, manager senior de Creative Excellence na Ipsos no Brasil.

A pesquisa avalia o quanto cada uma das figuras públicas avaliadas pode influenciar o público na decisão de compra, na opinião, na confiança de uma marca ou no estímulo à experimentação de um novo produto. Além disso, o estudo também mensura a imagem de cada celebridade a partir de uma lista de 40 atributos.

“A partir dessas duas análises os atributos são agrupados no que chamamos Drivers e, então, definidos os pesos de cada driver e sua relevância para o poder de influência”, explica Mariana.

A pesquisa também revelou quais são as celebridades mais lembradas pelo público em 2022. A cantora Anitta lidera as menções espontâneas, repetindo o feito de 2021. Em seguida estão Neymar, Xuxa, Silvio Santos e Luciano Huck.

Quando o público foi estimulado com imagens e nomes das celebridades, a lista das cinco mulheres mais conhecidas é composta por Juliana Paes, Grazi Massafera, Xuxa, Claudia Raia e Sabrina Sato. Entre os homens, lidera o ranking o ator Lázaro Ramos, seguido por Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Marcos Mion e Pedro Bial.

Na categoria “Diversidade” a primeira posição é ocupada pela cantora Liniker. Logo depois aparece a ex-BBB e também cantora Linn da Quebrada, seguidas por Jout Jout, Pabllo Vittar e Gloria Groove.

A Ipsos avaliou 200 celebridades nacionais e realizou 2 mil entrevistas online entre os dias 02 de maio e 10 de maio de 2022.