Pesquisa

A MARCA MAIS CONSUMIDA NO MUNDO

Publicado em

A inglesa Kantar, empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria do grupo WPP, está divulgando o relatório Brand Footprint, com as marcas mais consumidas globalmente em 2021.

Segundo o estudo, que tem Coca-Cola na liderança pela décima vez consecutiva, o consumidor concentrou suas compras em consumo massivo em 55 marcas durante o ano.

Os dados são importantes para as empresas, na medida em que figurar nesse ranking é fundamental para o seu crescimento no mercado de bens de consumo massivo.

O levantamento representa o resultado apurado em 1,2 bilhão de lares em 52 mercados em cinco continentes, cobrindo 87% do PIB global. Foram pesquisadas mais de 26 mil marcas de bebidas, alimentos, limpeza do lar e higiene e beleza.

Primeiro lugar em consumo, Coca-Cola foi comprada 6,6 bilhões de vezes durante o ano. A Colgate continua como a segunda marca mais escolhida, e é a que está presente na maioria dos lares, com 57,3% do mundo a comprando pelo menos uma vez por ano.

Após uma pausa de um ano, a Maggi retorna ao top 3 das marcas mais escolhidas, sendo comprada 3,4 bilhões de vezes.

De acordo com Benjamin Cawthray, Global Thought Leadership Director da Divisão Worldpanel da Kantar, a 10ª edição do relatório revela que o número de marcas que os compradores adquirem permaneceu consistente ao longo da década, com as famílias escolhendo apenas 55 delas.

As 10 principais marcas globais representaram 7,4% de todas as compras, enquanto as 50 principais marcas globais representaram 17,2%. Close-Up e Cheetos são as marcas mais recentes a se juntar ao clube do bilhão, sendo compradas mais de um bilhão de vezes em 2021.

Além de Coca-Cola, Colgate e Maggi, as outras marcas do Top 10 são Lifebuoy, Lays, Pepsi, Nescafé, Indomie (macarrão instantâneo indonésio), Dove e Sunsilk (Sedal nos mercados latinos e Seda no Brasil).

No último mês de abril a Kantar já havia divulgado o mesmo relatório referente ao mercado brasileiro, que também apresentou Coca-Cola na liderança. Além do refrigerante, o Top 10 nacional teve Ypê, Italac, Perdigão, Seara, Piracanjuba, Sadia, Maratá (marca sergipana de alimentos), Colgate e Nissin.