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APRO+SOM ATUALIZA GUIA AO NOVO MERCADO

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Bia: nova leitura das mídias

Eleita no último mês de março para a presidência da Apro+Som, Bia Ambrogi lançou na semana passada um novo Guia Prático da atividade com orientações sobre a relação comercial entre as produtoras de áudio publicitário, agências e anunciantes diante de um mercado em transformação.

Um dos principais objetivos é atualizar o segmento com a atualização das mídias digitais, a fim de que consiga orçar trabalhar com mais adequação em virtude do aumento de transmissões via Internet e streamings, incluindo as redes sociais.

O guia também reforça a valorização de valores cobrados, cada vez menores por conta da forma de contratação que geralmente não leva em consideração o valor artístico da criação.

O documento apresenta ainda o novo cálculo de exportação, ou seja, sistema dinâmico baseado na relevância econômica por região e valor do orçamento inicial.

Em live realizada para o setor, Bia contou com a participação de Mateus Basso, diretor jurídico da associação.

“O grande avanço do guia nesta edição 2022 é a nova leitura das mídias, principalmente a mídia que chamamos de digital ou internet. O que antes estava muito simplificado em uma palavra, agora ganha um detalhamento conceitual e clarificação de todos os seus desdobramentos até o momento”, diz ela.

“O streaming superou a audiência da TV paga em 2020 e o filme digital é hoje o maior investimento publicitário do mundo, por isso é tão importante este novo olhar. O segundo ponto de destaque é o novo cálculo de exportação que também foi revisto e recriado baseado na relevância comercial atualizada de cada país, região, ou grupos econômicos. Nosso objetivo é andar cada vez mais alinhados com a Apro para facilitar o entendimento das agências e dos anunciantes que contratam nossos serviços”, explica.

Bia encerrou a live convidando todas as produtoras que ainda não fazem parte a entrarem na associação.

“Não é só o guia que a gente lançou para o mercado a novidade. Todos os modelos de contrato e orçamentos foram atualizados e revisados. Outra vantagem é a assessoria jurídica que prestamos aos associados. Quinzenalmente estamos trazendo pontos importantes como incidência do ISS em produtoras de som”, finalizou.