Campanhas

DIREITO DE CANSAR, SENTIR DOR E CAIR

Publicado em

Em homenagem aos 50 anos da lei federal de direitos civis dos Estados Unidos, que proíbe a discriminação de gênero em escolas ou programas educacionais, campanha criada pela Almap BBDO para Getty Images celebra a participação feminina em práticas esportivas.

A lei Title X”. de 1972. mudou a história do esporte para mulheres no país lembra que a luta feminina no esporte nunca foi sobre privilégios, mas sobre igualdade.

A campanha “For The Right” chama a atenção para elementos não reconhecidos dentro da luta pelos direitos no esporte, incluindo o direito de perder, de cair e de se machucar. Usando fotos históricas do portfolio da Getty Images, o filme  é narrado por Dawn Staley, Hall da Fama do basquete norte-americano, dona de três ouros olímpicos como jogadora e um como treinadora.

“O insight da campanha foi honrarmos as mulheres que lutaram pela aprovação de ‘Title IX’ 50 anos atrás. E por isso partimos da narrativa de que as atletas pedem por direitos que ninguém nunca pensaria em pedir. Porque nada no esporte pode ser pior do que não ter o direito de praticar o esporte que você quer”, diz Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte e Chairman da Almap BBDO.

“As imagens exibidas na campanha são especialmente importantes para nos lembrar onde estivemos, o quanto conseguimos e o que ainda precisamos realizar. Explorando o estado da representação visual do gênero no esporte, queremos continuar a alimentar uma poderosa narrativa de apoio às mulheres e meninas atletas no mundo inteiro”, explica Paige McCrensky, VP of Sales, Marketing & Brand Communications da Getty Images.

“Assim como as imagens têm o poder de moldar ideias, acreditamos que elas têm o poder de mover o mundo, elevando narrativas diversas que podem alterar percepções, evocar empatia e gerar mudanças”, completa.

A ação multiplataforma traz ainda imagens de estrelas do esporte como Billie Jean King, Serena Williams e Megan Rapinoe. Para a iniciativa, foram criados posters inspirados no visual de campanhas políticas americanas dos anos 70, década em que Title IX foi assinada, com fotos de atletas lutando por seus direitos.

Além disso, o site da Getty Images  traz uma timeline de fatos históricos do esporte feminino americano, desde 1972 até os dias atuais.

Criação de Antonia Zobaran, Ingryd Cruz, Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Fernando Christo, com direção criativa de Antonia Zobaran, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, direção executiva de Marcelo Nogueira e direção geral de Criação de Luiz Sanches e Pernil.

Produção da Stink Filmes, com direção de Squareheade produção executiva de Renata Dumont, Carolina Junqueira, Nathan Marino, Camila Martinez, Virginia Machado, Ana Gazal e Marcela Amstalden. Som da Satelite Áudio, com direção musical de Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi. Aprovação dePaige McCrensky, Heather Tanning e Natália Moraes.