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O INFIEL USUÁRIO DE SMARTPHONE

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Segundo pesquisa da Strategy Analytics, 3,8 bilhões no mundo possuiam telefone celular em 2021. Com 242 milhões, o Brasil é o quarto país do ranking, atrás da China, Índia e Estados Unidos.

Estudo realizado pela Teads, plataforma de publicidade digital programática, porém, 78% dos potenciais compradores de celular não mantém fidelidade à marca.

O levantamento de consumo foi feito em parceria com a GWI- Mobile Intender Study. A pesquisa global desenvolvida em 17 países e revelou que os fabricantes de smartphones vão precisar se adaptar a novos fatores que impulsionam as decisões de compra.

Na compra de um novo telefone celular, os consumidores estão optando por características individuais e inovação para ajudar a definir sua escolha ao invés de apenas seguirem sua fidelidade à alguma marca.

No recorte Brasil, 67% dos entrevistados afirmaram que ofertas de cashback eram um fator importante na decisão de compra, seguido da escolha pelo dispositivo de menor preço (15%), opções de troca do modelo atual por um mais novo (12%), lançamentos (11%) e inovações de hardware (10%).

Perguntados sobre sustentabilidade, 68% disseram que pagariam mais por produtos ecologicamente corretos, 71% afirmaram que queriam que as marcas fossem socialmente responsáveis e/ou ecologicamente corretas e 71% que a durabilidade também era uma característica importante.

Tais dados indicam uma mudança de comportamento no mercado de smartphones, mostrando que os consumidores de telefones celulares ainda são influenciados pelas atualizações tecnológicas dos dispositivos. Mas as decisões financeiras e ambientais estão desempenhando um papel cada vez maior no ciclo de compra, aumentando a busca por produtos que tenham menos impacto no planeta e durem mais tempo uma vez que tenham sido produzidos.

“O mercado de telefonia móvel enfrenta um momento em que os compradores ainda valorizam características de hardware e software para a escolha de seus aparelhos, mas passam a considerar também o custo x benefício e a responsabilidade social e ambiental das empresas. Um produto que reforce a credibilidade da mensagem deve ser levado em consideração para manter a fidelidade dos usuários no Brasil”, diz Paulo Itabaiana, Managing Director da Teads no país.

O estudo mostrou ainda que o desejo de ter o dispositivo mais recente não mudou, com 16% dos potenciais compradores tendo adquirido seu último telefone há menos de 6 meses e metade deles há menos de um ano, mesmo 60% tendo afirmado que estão “muito satisfeitos” com seus smartphones.

Além disso, 67% dos entrevistados concordaram que um telefone não é apenas um produto tecnológico, mas parte de sua moda/identidade.

Entretanto, os consumidores não estão apenas procurando o último modelo de sua atual marca, pois 84% considerariam mudar de fabricante, maioria entre as gerações Z, X e Millenials, tantos mulheres quanto homens.

Durante a pandemia, o uso e venda de smartphones cresceu muito.
Conforme o relatório State of Mobile 2022 do App Annie, os brasileiros passaram pelo menos 5 horas por dia em frente à tela do celular no último ano.

“Em um cenário em que o brasileiro se mostra pouco fiel às marcas, a importância de saber explorar o potencial do ambiente digital se torna cada vez mais relevante: é saber comunicar a mensagem certa, no contexto e timing adequados”, afirma Cau Stéfani, Insights & Research Manager da Teads Brasil.