Campanhas

PODEM TORCER. HOMENS TAMBÉM

Publicado em

Dois terços das mulheres que trabalham na indústria do futebol alegam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero, conforme pesquisa realizada pela Sports Marketing Surveys.

No ano passado, a Heineken decidiu de espelhar seus patrocínios masculinos e femininos no futebol, e se tornou parceira da UEFA Women’s Champions League e da UEFA Women’s EURO.

E com objetivo de contribuir para mudar esse cenário discriminatório, lançando o filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”, criado pela Publicis Italia.

A peça convida fãs de futebol a refletirem sobre estereótipos existentes na torcida, mostrando torcedoras em vários momentos, seja saindo de fininho para o banheiro durante um encontro para verificar o placar do jogo ou comemorando um gol aos gritos no meio da sala.

A ideia é ressaltar que as mulheres fãs de futebol estão por toda parte mostrando a realidade de que não é o gênero que dita a paixão de uma pessoa pelo esporte.

Além do filme, a marca criou o site Fresher Football com dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA incluindo números da UEFA Women’s Champions League.

O primeiro passo da Heineken para quebrar esses estereótipos é abordar estatísticas imprecisas presentes na Internet que geralmente são a fonte de desinformação.

O objetivo do Fresher Football é incentivar os mecanismos de busca e sites de fãs a perceberem o problema e atualizarem suas informações, divulgando dados completos e corretos, independentemente do gênero.

Para conseguir isso, a empresa compromete-se a interceptar pesquisas online, comprar palavras-chaves em torno de perguntas populares sobre futebol e corrigir as respostas atuais com estatísticas precisas baseadas nos jogos masculino e feminino, permitindo que as conquistas das mulheres no futebol sejam celebradas, ao invés de esquecidas.

Neste ano, a Heineken também apresenta a sua primeira embaixadora do futebol feminino, Alex Scott. A jogadora, que fez parte da equipe vencedora da Copa Feminina da UEFA de 2007 pelo Arsenal, protagoniza as comunicações da marca ao lado do atual embaixador, Thierry Henry, para promover a importância da igualdade no esporte.

“Heineken é uma marca que sempre busca trazer uma ótica fresca e inovadora para suas campanhas e, agora como patrocinadora das competições femininas da UEFA, temos a oportunidade de utilizar disso para convidar todos os consumidores a refletirem a respeito dos estereótipos e contribuir para uma maior inclusão e valorização das mulheres no futebol. Neste primeiro ano, iniciamos este movimento que questiona o apagamento das vitórias, conquistas e presença das mulheres neste ambiente ainda dominado por homens. Estamos comprometidos em contribuir para que a paixão e celebrações pelo futebol reúnam cada vez mais pessoas, sem distinções de gênero”, diz Beatrice Jordão, gerente de Marketing da Heineken no Brasil.