Ação Social

PALAVRA GANHA DICIONÁRIO EXCLUSIVO

Publicado em

A palavra “sororidade” deriva da junção da palavra de origem latina (soror,oris), com o sentido de irmã, e do sufixo nominal também latino (dade), que designa uma qualidade ou estado, indicando na sua origem “condição ou qualidade de irmã”.

E representa uma relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres, assemelhando-se àquela estabelecida entre irmãs, união de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos.

Essas são algumas das poucas definições e significados para Sororidade que se encontra, quase nunca em dicionários, que ganhou da Hershey’s e de sua agência, a BETC Havas, o “Dicionário de Uma Palavra Só”, um livro inteiro com definições do termo e totalmente escrito por quem mais entende do assunto: as mulheres.

A ideia nasceu durante o processo de criação da campanha Her for She de 2022, parte da plataforma de empoderamento HerShe da Hershey’s, quando se percebeu que a palavra não constava na grande maioria dos dicionários.

Para a elaboração da edição limitada do Dicionário de Uma Palavra Só, foram convidadas influenciadoras, rappers, ativistas, cientistas, diretoras de filme e muitas outras mulheres para escreverem as definições de sororidade a partir de seus pontos de vista.

Entre as personalidades, estão Katu Mirim, Ryane Leão, Kananda, Julia Pak e muitas outras que trazem um pouco das suas experiências de ser do sexo feminino para cada linha do livro.

“Desde o nascimento da plataforma HerShe em 2020, trazemos a cada ano um novo ângulo do empoderamento feminino e das diversas formas de fomentá-lo na sociedade. Neste ano, potencializamos essa proposta com o Her For She: mulheres apoiando mulheres, uma corrente de indicações, reconhecimento e sororidade. O Dicionário de Uma Palavra Só surge da ideia de ampliar esse conceito e contarmos o significado da palavra Sororidade através do trabalho de diversas mulheres talentosas”, explica Camila Ribeiro, diretora Marketing LATAM da Hershey’s.

Para apresentar o dicionário, a BETC HAVAS criou um vídeo que apresenta todo o processo de criação e detalhes do livro, com textos e cores intensas.

No fim, há uma mensagem direcionada às editoras de que agora elas possuem definições de sobra para colocarem em seus dicionários.

“Difícil acreditar que essa palavra, um tema tão importante para nós, não tenha definição no dicionário brasileiro. Tanto é que, para ser disseminado e entendido por todes, há até hoje diversas rodas de conversa e é assunto de ativistes brasileires. Que esse seja o início de um forte apelo para os dicionários brasileiros se atualizarem dessa e de tantas outras necessidades”, afirma Anna Ferraz, Head de Produção da BETC HAVAS.

Ao todo, 100 dicionários foram produzidos e serão enviados para influenciadoras de todo o país. A ação ainda conta com divulgações nas redes sociais e no Youtube. Com esse novo projeto, Hershey’s dá continuidade à sua iniciativa de oferecer visibilidade a talentos femininos e fomentar o debate entre homens e mulheres de todas as idades sobre a luta pela igualdade de gênero, a qual teve início em 2020 com o lançamento de HerShe, uma barra de cada vez.

Criação de Edwyrgs Vargas, Eduarda Vidaurre, Júlia Malavazzi, Karina Antunes, Vanessa Zimerer, Fernanda Peka, Fernando Fregate, Philippe Demar, Lucas Madu, Pedro Arvati, Guilherme Markert, Iedo Gualberto e Raul Lima, com direção criativa de Marcelo Ribeiro e Victor Castelo, direção executiva de Andrea Siqueira e direção geral de Erh Ray. Motion da Motionhand Filmes e ilustração Estúdio Olho Bala. Aprovação de Larissa Diniz, Camila Ribeiro e Rodrigo Campos.