Livros

NOS NOVOS TEMPOS TUDO É EXPLOSIVO

Publicado em

Marcas como Nike, Coca-Cola e Burger King, entre outras, são alvo de debate em capítulo sobre Propaganda no livro “Storytelling 2- A Bomba Embaixo da Mesa”, que o criativo Adilson Xavier lança no próximo dia 10 pela editora BestBusiness.

A obra é uma sequência de “Storytelling – Histórias Que Deixam Marcas”, e mostra o quanto realidade e ficção se confundem e o quanto essa mistura é reforçada pelas novas tecnologias.

Xavier escreve sobre fake news, políticos como Zelensky, Putin, Trump, Bolsonaro, Mandela e Lula, personagens como Batman, Coringa, Robin Hood e Cinderela, líderes como Papa Francisco, Joana d’Arc e Greta Thunberg.

Escritor, publicitário, roteirista e produtor audiovisual com 40 anos de experiência em storytelling, o publicitário atuou em agências como Contemporânea, Giovanni e FCB . Criou trabalhos para marcas como Globo, Nike, Disney, Fiat, Kraft Foods e TIM, entre outras.

Adilson Xavier também participou da produção de documentários e séries para TV como “Valentins”, “Espinosa” e “Os Homens são de Marte”. Atualmente é consultor de comunicação e produtor audiovisual na Zola Filmes.

“Trouxe para as páginas diversos conflitos, ou melhor bombas, sobre política, religião, sexismo, racismo, propaganda, entre outros”, diz Xavier.

“Além disso, o livro também mostra a participação do público no desenrolar da história após o advento da internet, uma gigantesca plateia sujeita a decisões tomadas por algoritmos, exposta aos estratagemas de manipuladores, encantada com a sensação de protagonismo, e muito disposta a opinar e brigar”, completa.

Durante o evento de lançamento, na livraria da Travessa, no Shopping Leblon, a partir das 19 horas, Xavier se junta ao publicitário Lula Vieira e à dramaturga Luciana Pessanha para um debate com mediação da jornalista Elis Monteiro. Washington Olivetto assina a orelha do livro e, de acordo com suas palavras, A Bomba Embaixo Da Mesa trata de histórias baseadas em novos tempos em que tudo é perigosamente explosivo.

O livro se destina aos profissionais, professores e estudantes de publicidade, marketing, jornalismo, sociologia, antropologia, literatura, cinema e TV, artes dramáticas, história e ciências políticas. “Mas, dada a amplitude a que chegamos, não seria exagero dizer que o livro se destina a todas as pessoas interessadas no rumo que a humanidade está tomando”, finaliza Xavier.
Entre seus livros publicados estão os romances thriller “2990 Graus: A Arte de Queimar no Inferno”, um thriller, e “Sobrevoando Babel” e “E. O Atirador de Ideias”. No campo da não ficção publicou “O Deus da Criação: Uma Visão Teológico-Criativa Religiosamente Publicitária”, além do primeiro “Storytelling”.