Livros

LEMBRANÇAS, ANTES DE ESQUECER

Publicado em

Carinhosamente tratado como “Zezinho da Mídia” por seus companheiros de profissão, José Francisco Queiroz tem muita história pra contar, pelos seus 58 anos na propaganda.

Editada pelo jornalista Antoninho Rossini, sua autobiografia será lançada no início de maio em São Paulo.

Com o sugestivo título “Antes Que Me Esqueça”, José Francisco narra incríveis histórias desse mercado da fase mais dourada da atividade.

O livro, editado pela Tag & Line, tem o prefácio de João de Simoni, um dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da promoção e do marketing brasileiros e com o posfácio de Roberto Duailibi, o “D” da antiga agência DPZ, classificada, ao longo de décadas, como uma das cinco maiores agências genuinamente brasileiras.

A nota da “orelha” da obra foi escrita pelo próprio editor do livro. Rossini destaca em seu texto a importância da obra para se conhecer e entender como foi o negócio da comunicação e que em razão dos novos tempos sofrem mudanças radicais.

José Francisco ocupou cargos de comando em agências como Norton e Nort/West dentre outras, e atuou ainda com destaque no Grupo Silvio Santos. Entidades de classe também contaram com sua colaboração, especialmente o Grupo de Mídia e o Conar.

O livro promove um resgate da atividade, narrado na primeira pessoa, além de enfatizar a importância da comunicação publicitária tanto para entreter como para gerar negócios. Também revela as negociações entre agências, veículos e anunciantes para realização de projetos criativos e de resultado.

Queiroz trabalhou em agências como CIN, J. Walter Thompson, GTM&C, e Agnelo Pacheco, além da Norton, iniciando na área de Mídia, passando pela Promoção, Atendimento, chegando a sócio e Diretor Operacional.Em meios de comunicação, trabalhou na Bloch Editores e Editora Globo, exercendo cargos executivos nas áreas Comercial e Marketing. Foi vice-presidente de Marketing da ESPM, que deixou em dezembro/2016.

Ao longo da carreira, conquistou inúmeros prêmios, como Profissional do Ano, Prêmio Colunistas da Editora Referência, Profissional de Mídia, Prêmio Caboré, da Editora Meio e Mensagem. Foi premiado pela Gazeta Mercantil com o trabalho “Um Plano de Mídia”, Prêmio Contribuição Profissional, como Profissional de Planejamento e Contribuição Histórica, promovidos pela APP, a Associação dos Profissionais de Propaganda, Prêmio outorgado do Estado de São Paulo, pela contribuição à Mídia, Vários prêmios de Promoção e Criatividade em Mídia, outorgados pela Editora Meio e Mensagem, onde se destacou o trabalho “A Galinha Azul”, realizado para Caldos Maggi.

A obra conta com168 páginas, em cores, e recebeu o patrocínio do Grupo de Mídia de São Paulo, que inclusive numa das páginas de abertura publica uma peça institucional revelando a importância dos profissionais de mídia no desenvolvimento da publicidade brasileira.

O livro é rico em fotos de campanhas premiadas e de outras documentais que marcaram a trajetória do José Francisco. Também proporciona o uso de QRCodes, que mostram filmes de campanhas consagradas, assim como de fatos relevantes que potencializam a obra tornando-a a mais consistente do setor já vista.

“Essa solução foi criada a partir da ideia de Ângelo Franzão, ex-presidente do Grupo de Mídia, com apoio técnico de Fernando Queiroz, que atua no segmento de eventos culturais e de tecnologia da informação”, explica Rossini.

Os leitores terão a oportunidade de conhecer revelações importantes de estratégias utilizadas para clientes importantes na época como as canetas Parker, Caldo Maggi, Banco BFB e tantos outros.