Internet

O QUE ACONTECE ESTÁ NO TERRA

Publicado em

Com uma grande campanha criada pela agência VMLY&R, o portal Terra se reposiciona com rebranding da marca, apresentando-se como uma mediatech que usa a inteligência de negócio para potencializar a entrega de conteúdo e publicidade

Uma das maiores plataformas de conteúdo do país, lançada no ano 2000 e pertencente ao grupo espanhol Telefonica, o portal também anuncia mudanças em seu posicionamento editorial.

Com o conceito “O que acontece na Terra, está no Terra”, a campanha apresenta um remake de trilha lançada em 2006,  com uma linguagem moderna e contemporânea e cenas que mostram diversidade e pluralidade de personalidades e cenários.

O trabalho tem coordenação de Claudia Caliente, diretora do Terra desde agosto de 2021. Sua trajetória no setor inclui passagens pelo R7 e UOL, na área de Parcerias. Sua missão no Terra é desenvolver projetos e produtos junto ao mercado anunciante.

“Além do novo posicionamento como mediatech, que une de forma inteligente a entrega de conteúdo e publicidade, proporcionando as marcas a garantia de um plano de mídia completo e mais direcionado, o Terra também traz um novo visual e logomarca, que trazem linhas mais fluídas e fonte mais atualizada, para acompanhar o novo momento da plataforma, mas mantendo a herança e o reconhecimento da marca”, explica Claudia.

O novo layout está mais leve, moderno e com uma experiência de navegação mais fluida, repensado em todos os formatos, principalmente para o mobile, onde estão nove de cada dez usuários que trafegam entre todas as plataformas. As mudanças surgem já na capa com novos formatos como webstories, nova fonte e identidades novas para cada vertical de conteúdo.

O editorial traz novos pilares, focados ampliar conversas como representatividade, pluralidade, muito local de fala e consciência. Entre as novas verticais de conteúdo do Terra, estão a Coletividade que tem o projeto “Visão do Corre”, que apresenta conteúdos com o objetivo de amplificar as vozes e as iniciativas da população que vive nas favelas e periferias do nosso país, com materiais produzidos por profissionais oriundos das “quebradas” do país.

A vertical “Nós” é um espaço dedicado a despertar reflexões e combater discriminações. O conteúdo dará visibilidade a pautas sobre mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e 50+. O Terra segue inclusive com as verticais já repaginadas de games, o “Game On” e Diversão com o “Terra Música ao Vivo”.  

Um novo time de colunistas já chegou ao Terra para promover reflexão e debate em torno dos assuntos que movimentam o noticiário, e reforçar a oferta de conteúdo opinativo. Pablo Miyasawa e Barbara Gutierrez levantam os temas que permeiam o crescente mercado gamer. Marcia Rocha, Cris Guerra, Luã Santana, Joice Berth e Nathalia Santos desatam os vários nós da diversidade e da representatividade, com autoridade e lugar de fala. Roberta Camargo e os gêmeos Eduardo e Leonardo, da coluna “Vegano Periférico”, lançam seu olhar atento e crítico sobre o movimento das periferias e quebradas do nosso país. 

Além disso, o Terra está evoluindo em novos modelos de parceria de conteúdo em busca de produtores autênticos, agências especializadas, sites segmentados, novas vozes e influenciadores que possam colaborar com pensamento crítico e diversidade de ideias. Em uma das várias estratégias da área de conteúdo, o Terra pretende abrir uma janela para a produção de parceiros regionais, e oferecer uma curadoria diversificada em todas as plataformas.

Desde janeiro de 2022, parceiros como Agência Nacional das Favelas, Alma Preta, Agência Mural, Carta Capital e Mais Goiás compartilham sua produção própria e diversa com as novas verticais temáticas.

“O Terra, por todo o seu alcance e conteúdo, tem um enorme potencial de transformação da sociedade e isso ganha ainda mais força nesta nova fase do portal. Criamos uma campanha que reflete toda essa agilidade, pluralidade e capacidade de gerar conexões e discussões conscientes e positivas entre as pessoas”, afirma Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.

Criação de Rodrigo Dorfman, Elder Caldeira e Tales Lima, com direção criativa de Pedro Lazera, Head of Art de Marcos Magario, direção executiva de Jeferson Rocha, Rafael Gil, Rodrigo Almeida e direção geral de Criação de Rafael Pitanguy.

Produção da Saigon Filmes, com direção de Nico Matteis e Livia Stacciarini, fotografia de Vagner Jabour e Rafael Malta e produção executiva de Marcelo Altschuler e Carol Pessini. Som da Antfood, com produção musical de Lou Schmidt e Fernando Rojo e produção executiva de Renato Castro e Christiane Rachel.