Campanhas

NELES VOCÊ PRESTA ATENÇÃO?

Publicado em

Mensagens educativas de trânsito, como “Se beber, não dirija”, “Use o cinto de segurança e, “Respeite os limites de velocidade”, foram tão repetidas nos últimos tempos que hoje passam despercebidas pelas pessoas.

Mas, se fossem ditas por personalidades como Sigmund Freud, Mahatma Gandhi ou Marie Curie, o público prestaria atenção?

Prática corriqueira na Internet, que visa vincular assinatura de grandes figuras a textos e citações para aumentar a visibilidade das mensagens, foi utilizada pela Artplan para a nova campanha do Detran de São Paulo para aumentar o recado sobre educação no trânsito.

A campanha tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância da direção segura em São Paulo e reduzir o número de acidentes de trânsito.

“A nossa intenção é incentivar que estas mensagens precisam estar constantemente na memória de quem utiliza o trânsito, pois, independente de quem as fale ou de como elas são colocadas, o que mais importa é a segurança de todos durante os seus deslocamentos”, diz Alessandro Bernardo, diretor Executivo de Criação da Artplan SP.

O Detran elegeu a física e matemática Marie Curie, o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi e o pai da psicanálise Sigmund Freud para, supostamente, assinarem advertências sobre a relevância do uso do cinto de segurança, do respeito aos limites de velocidade e da não combinação de álcool e direção. Além dos rostos destes ícones e das frases educativas, as peças incluem a seguinte informação: “Se fosse ele/ela falando, você prestaria atenção?”

Criação de André Ignatiuk, Chico Lucas, Thiago Mussa e Zeca Pinto, com direção criativa de André Batista e Carla Cancellara e direção geral de Criação de Alessandro Bernardo. Ilustração de Marcelo Martins e aprovação de Rebecca Araújo Hubner.