Diversidade

PUBLICIS AMPLIA INCLUSÃO DE CRIATIVAS

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“Entre”, programa da Publicis de desenvolvimento de mulheres na área da Criação, que já formou 90 profissionais, inicia sua quarta edição em parceria com a Carreira Preta, consultoria em soluções corporativas e educacionais em diversidade para inclusão e integração social.

Com objetivo de capacitar, desenvolver e incluir nas agências as profissionais que pretendem atuar na área criativa, a nova fase do “Entre” prevê 85% das 30 vagas destinadas exclusivamente às pessoas que se identifiquem pelo gênero feminino que se autodeclaram negras.

As demais vagas serão destinadas às pessoas que se identificam pelo gênero feminino e que se autodeclaram brancas ou amarelas.

No total, 30 mulheres serão selecionadas para participar do curso gratuito que terá cerca de três meses de duração. As inscrições poderão ser feitas no site do programa a partir do próximo dia 25 deste mês de março.

“Essa iniciativa impacta a vida de dezenas de mulheres, que é guiada pelo nosso Incomodismo, uma palavra que não faz parte do dicionário, mas está presente em tudo o que fazemos. É o espírito de se apaixonar pelos problemas e ir até o fim para resolvê-los. O incômodo tem um enorme poder transformador. Ele é o ponto de partida para liderar mudanças significativas. As melhores ideias nascem dos maiores incômodos. Com isso em mente, a Publicis está trabalhando proativamente para contribuir com uma publicidade mais diversa e inclusiva”, afirma Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis Brasil.

O foco é transformar a perspectiva assistencialista em uma perspectiva de atração de talentos. Podem se inscrever as pessoas, a partir de 18 anos, que estejam cursando qualquer semestre ou já sejam graduadas nos cursos de Publicidade, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas e áreas correlatas, com ou sem experiência na área criativa.

Cíntia Pessoa, Diretora de Recursos Humanos da Publicis, explica que a agência é formada por mais de 60% de profissionais mulheres, mas que existe uma carência de contratação especificamente na área de criação.

“Ao fim do curso, temos grande expectativa em contratar as alunas na Publicis. Mas todas estarão preparadas e qualificadas para o mercado e poderão entrar em outras agências e empresas”, explica.

Segundo Dani Ribeiro, diretora executiva de Criação da Publicis, para ter um resultado criativo mais contemporâneo e relevante, é preciso ter uma equipe diversa.

“Proporcionalidade nas equipes é sobrevivência para o nosso negócio. O “Entre” abre as portas para mulheres com histórias e contextos únicos, que têm muito a acrescentar para o mercado e o mundo. Estamos muito animados para receber as participantes”, diz a criativa.

Já Fábio Astolpho, diretor executivo de Criação da agência, ressalta a responsabilidade em ser aliado. “É essencial que nós, homens, estejamos conscientes da necessidade urgente de equidade de gênero nos departamentos criativos das agências. Ideias boas só existem quando pessoas diferentes trabalham juntas”, afirma.

Priscilla Turíbio da Consultoria Carreira Preta, afirma que esse é um projeto de grande impacto social e mercadológico. “A nova edição do Entre chega com foco na empregabilidade das participantes. Antes elas faziam o curso e terminavam suas trajetórias. Hoje, queremos acompanhá-las também no pós-curso para ajudá-las a entrar no mercado de trabalho”, esclarece..

A edição de 2022 do programa também conta com uma parceria inédita da Publicis com o Clube Share, uma plataforma de educação da empresa Share que contém cursos com alguns dos profissionais mais renomados do mercado de comunicação.

O Clube irá disponibilizar assinaturas de um ano para todas as participantes da 4ª edição do “Entre”, programa idealizado por Domenico Massareto, CCO da Publicis, com objetivo de avançar na promoção da equidade de gênero na área de criação.

“A realização do programa deve-se à constatação de que pessoas iguais não chegam a ideias diferentes. Antes, a Criação era formada basicamente por homens e brancos. Nossa meta é mudar isso e atuar com uma representatividade real da sociedade do país”, explica.

As aulas começarão a partir de maio de 2022. A princípio, a maioria será online, mas, de acordo com as diretrizes das organizações de saúde e protocolos sanitários, existe a possibilidade de aulas presenciais, na cidade de São Paulo.