Livros

A VIDA DE SILVANA, VOLUME UM

Publicado em

Depois de 20 anos no mercado publicitário, no início de 2014 Silvana Tinelli deixou a propaganda e se transformou em influencer digital para falar de gastronomia, viagens, arte e artesanato.

Trocou a fotografia que a levara à publicidade através da agência ST por uma nova atividade desligando-se da nova/SB, sucessora da sua primeira empresa, deixando os sócios Bob Vieira da Costa e Antonio Calil Curi.

E depois de uma internação por Covid, da qual saiu após um período na UTI, decidiu contar sua história retratando seus primeiros 80 anos de vida. Do roteiro faz parte sua carreira de fotógrafa, publicitária, criadora de um canal no Youtube e artista plástica.

Nascida no Egito, italiana naturalizada e brasileira de coração, chegou com a família em São Paulo no final dos anos 1950. Em pouco tempo fortaleceria vínculos com a cidade.

Acostumada a driblar chuvas e trovoadas, um ano depois da dramática internação por Covid, em março de 2022, ela cumpre a promessa que fez a si mesma, e lança seu livro repleto de incríveis superações.

Em Alexandria, depois da separação dos pais, Silvana precisou mudar-se com as duas irmãs para a casa da avó paterna, com quem enfrentaria suas primeiras batalhas. Além de autoritária e machista, a avó proibia a visita da mãe naquela casa, e essa ausência da infância é que foi maior até do que a escassez provocada pela Segunda Guerra Mundial.

Seu livro, porém, também fala de alegria e abundância, além de resistência e persistência de criar um novo futuro.

Ao chegar ao Brasil, Silvana se casaria com um italiano de Gênova que superou vários fracassos até se estabelecer como empresário próspero em São Paulo.

A história narrada se entrelaça com a da grande família de amigos italianos, na capital paulista e também em Guarujá, que nos anos 1970 transpirava liberdade, e glamour.

Como fotógrafa e publicitária, Silvana Tinelli viveu intensamente a fase de ouro da propaganda brasileira na década de 1990. Hoje se reinventa mais uma vez, depois de ter criado um canal no Youtube onde faz entrevistas com especialistas de várias áreas do conhecimento, além de dar dicas de viagem e receitas maravilhosas que aprendeu a fazer com outra amorosa nonna.

Silvana hoje é avó de três netos, filhos de seu único filho com seu primeiro marido. Mas ainda que adore a convivência em família e seja a mestra na preparação de grandes eventos, de missas a gincanas, conquistou uma vida emancipada e independente. Movida à intuição, ignora preconceitos e vai recebendo o que avida oferece com entusiasmo.

Para o imunologista Roberto Zeballos, que a acompanhou na UTI com Covid, ainda que o quadro fosse gravíssimo ele estava convicto de que Silvana tinha condições de superá-lo. “Ela tem tesão pela vida, e isso muda tudo”. Além do médico, familiares e amigos de várias épocas dão seu testemunho neste livro de memórias afetivas e divertidas”.