Internacional

AÇÃO MEXICANA POR SÍMBOLO DIVINO

Publicado em

As agências Made México e Rainbow Lobster, esta com sede também em Los Angeles, utilizaram do marketing de guerrilha para tentar recuperar para o país o símbolo mais divino da origem de seu povo, a Coroa de Montezuma.

A iniciativa é do mexicano Yosu Aragüena, da Made, e do venezuelano Sebastián Arrechedera, da Rainbow Lobster. Os criativos enviaram uma equipe de artistas a Viena, na Áustria, em cujo museu Welt está exposta a peça que pertenceu ao Imperador asteca Montezuma (ou Moctezuma), que comandou o México entre 1502 e 1520.

Após várias tentativas de recuperar o tesouro, tomado pelos espanhóis na descoberta da América e negociado com a Áustria, a nova missão mexicana entrou no museu como visitante e nos sanitários realizou a troca de áudio guias, contando a verdadeira história da Coroa e pedindo apoio do público para sua devolução ao México.

Coroa exposta no Welt Museum de Viena

A Coroa representa a obra-prima da arte asteca e foi elaborada com penas de três aves diferentes e detalhes em ouro costurado.

As recusas da Áustria para devolução têm se baseado na fragilidade da peça, que poderia não resistir sem danos a uma viagem longa por mar ou ar.

Desde o início do século XIX, o toucador emplumado foi depositado no Museu de Etnologia, hoje chamado Weltmuseum. Ainda está exposta no museu e representa a sua peça mais famosa.

Como resultado da ação, os mexicanos conseguiram comover a deputada austríaca Petra Bayr, que apresentou resolução ao parlamento daquele país para avaliar a possibilidade de devolver ao México a Coroa de Montezuma.