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NOVO “ESTADÃO” NAS BANCAS

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Resultado de pesquisas realizadas com leitores, assinantes e anunciantes, um novo “Estadão” chega às bancas e residências neste domingo (17).

A principal novidade é a mudança de formato. O jornal estará sendo impresso no formato Germânico, ou Berliner, nas medidas de 31,5 X 47 cm, intermediário entre o tradicional Standard e o Tablóide.

A ação do Grupo Estado de modernizar seu primeiro veículo de comunicação, lançado há 146 anos, em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, apresentado em um formato mais contemporâneo, visa atender às expectativas levantadas nestes estudos com o público em geral.

Privilegiando a relação com o leitor, o novo “Estadão” é mais fácil de manusear, mais confortável para ler, com novos cadernos, novas seções e muito mais conteúdos.

Mudanças também na publicidade do jornal, já que os espaços são comercializados em módulos, em vez de centímetros e colunas.

“Ao lançarmos um novo produto impresso, que segue as melhores práticas mundiais e com um conteúdo que conversa com o leitor de hoje, teremos uma base de clientes mais fiel e satisfeita. Adicionalmente, como passamos a usar um formato que também otimiza o impacto das ações publicitárias, proporcionamos às marcas um meio ainda mais efetivo para se relacionarem com o seu público-alvo”, afirma Paulo Pessoa, diretor executivo comercial do “Estadão’.

As novidades estão sendo contadas ao público desde o dia 10 deste mês de outubro através da campanha “Eu penso com o Estadão”, criada pela Lew’Lara/TBWA e apresentadas por um time de sete colunistas do jornal: Adriana Fernandes, Eliane Catanhêde, Daniel Martins de Barros, Fernando Reinach, Leandro Karnal, Renata Cafardo e Sonia Racy.

A iniciativa é a continuidade da campanha de posicionamento “Vem Pensar com a Gente”, veiculada em 2020, que apresentou as mudanças pelas quais o veículo estava passando, reposicionando e modernizando a marca.

As características técnicas do novo produto trazem ao público um formato mais moderno. Com mais efetividade, as páginas se encaixam melhor no campo de visão do leitor. Em relação ao corpo da letra e a entrelinha ocorreu um aumento de tamanho, facilitando a legibilidade dos textos e potencializando a experiência de leitura; no que se refere à altura e à largura, o impresso mostra-se mais fácil de transportar e manusear. Além disso, as seções serão separadas em cores, o que facilita a identificação de cada assunto presente no Estadão.

O processo acompanha o movimento realizado em grandes veículos de comunicação da Europa e América Latina, como The Guardian, Corrieredella Serra, El País, La Nación e El Comercio, entre outros.

A renovação do Estadão com o “novo produto impresso é mais um passo no compromisso de ser a plataforma pessoal de informação da sociedade brasileira, seja nos meios digitais ou no impresso. Atualmente, o consumo de conteúdos e notícias  acontece em todas as formas, nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, pelo site, no APP Estadão e podcast, entre outros.

Para Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado, essa renovação fortalece o contínuo progresso do grupo, símbolo de sua trajetória. “É mais um movimento liderado pelo Estadão no mercado brasileiro, mantendo nosso compromisso de sempre inovar e buscar as melhores soluções para nossos clientes”, diz o executivo.

”Esse processo de transformação que o jornal vem realizando é fruto de pesquisas que foram cuidadosamente realizadas para que mantivéssemos a tradição, mas, ao mesmo tempo, entregássemos mais modernidade ao nosso leitor”, explica João Caminoto, diretor de jornalismo do Estadão.