Produtoras

A-GANDAIA ABRE ÁREA DE CLEARANCE

Publicado em

Alexandre Arroyo, advogado, especialista em direitos autorais há mais de 20 anos, é o novo associado da produtora de áudio A-Gandaia. A parceria visa oferecer serviços ao crescente mercado de Clearance (Liberação) no Brasil, com foco  em som publicitário.

Pedro Turra e Samira Tortelli, sócios da A-Gandaia, e Alexandre Arroyo uniram expertises para a criação da nova área de negócios da produtora, que vai atuar na assessoria em licenciamento de direitos autorais de obras e fonogramas, ou participação artística e conexos junto às editoras e gravadoras, assim como na tramitação de expedição de alvarás.

“Já faz tempo que temos essa vontade de funcionar não somente como uma produtora de áudio, mas como uma agregadora, uma vez que o mercado de Clearance vem crescendo bastante ao longo dos últimos anos no Brasil, especialmente para  áudio”, diz Pedro Turra.

O conceito “One Stop Shop” da nova área de negócios da A-Gandaia, rendeu parcerias estratégicas para liberação e utilização de trilhas sonoras em grandes campanhas publicitárias, como Midway/Riachuelo, Arezzo, Shopee e Hering, entre outras.

A nova campanha de Midway, plataforma de serviços financeiros que faz parte do grupo Riachuelo, anunciou o lançamento da Conta Digital Midway. Sob o mote “O seu bem-estar é da nossa conta” utilizou a música “Saúde’, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, como trilha sonora. A canção é um remix para a coletânea “Rita Lee & Roberto – Classix Remix Vol. 2” executada pelo DJ Beto Cury e Pedro Turra, num projeto especial idealizado e com supervisão musical de João Lee, filho do casal de compositores.

Nesse caso, a atuação da A-Gandaia foi para toda parte de Clearance, negociações junto da gravadora, editora e artista e Assessoria Jurídica que resultou em todas as devidas liberações.

Já para a campanha de Arezzo para o Dia das Mães, a assessoria foi para liberação do fonograma e contratos de licença de uso da trilha escolhida, uma versão exclusiva da música “Tão Bem”, produzida e com participação especial de Lulu Santos.

“Entre definição da trilha, negociação com o agente e editora musical, estúdio e gravação da trilha exclusiva para a campanha, foram apenas quatro dias. Na quarta-feira, o fonograma e os Contratos de Licença já estavam devidamente assinados pelas Partes para a estreia da campanha no dia seguinte, quinta-feira. Todo esse tramite célere foi nada menos com o Lulu Santos, um dos artistas de maior renome no Brasil”, relata Alexandre Arroyo.

Pedro Turra abriu sua primeira produtora de áudio a Scratch Studios, em 2006. Engatou uma carreira artística internacional como DJ, em apresentações no formato live-act de seu projeto de música eletrônica, o “Click Box” com turnês ao redor do mundo.

Com o sucesso da empreitada, em 2008 morou em Berlin por cinco anos e integrou o casting de artistas da gravadora Minus, um dos principais selos de música eletrônica do mundo comandada pela renomado artista Richie Hawtin. Em 2018, em sociedade com sua esposa Samira Tortelli funda A-Gandaia, inquieto, em seguida se associa a amigos para abrir a Pod360, primeiro hub de podcasts profissionais no Brasil. Trouxe para essa  empresa uma nova técnica produção de áudio 8D com técnicas de VR dentro do podcast.

Alexandre Arroyo é advogado especializado em direitos autorais, consultor de negócios e projetos voltados às áreas da cultura e entretenimento, atuando desde 2002, no mercado fonográfico e produções audiovisuais. Entre seus clientes, figuram artistas de sucesso como Nando Reis, Ana Cañas, Palavra Cantada, Tiquequê, Frejat, Liniker, entre outros. Há mais de 10 anos assessora a carreira full time de Arnaldo Antunes.

“A bagagem de trabalhar com diversos artistas de renome, ter acesso qualificado nas principais editoras, gravadoras, agentes artísticos e empresários do ramo, auxilia nas negociações, agiliza os orçamentos e conclusões das licenças de obras, fonogramas e/ou participação artística, o que visualizamos ser uma das principais deficiências no mercado publicitário”, conclui Arroyo.