Profissionais

APÓS SCOOBY-DOO SALSICHA TAMBÉM SE FOI

Publicado em
Drummond e Monjardim (foto MF Press Global)

Parceiros inseparáveis nos desenhos animados produzidos pela Hanna Barbera, Scooby-Doo e Salsicha perderam suas vozes brasileiras. Três dias após a morte de Orlando Drummond, morreu Mário Monjardim.

A franquia norte-americana criada por Joe Ruby e Ken Spears é o segundo desenho americano com maior número de temporadas, perdendo apenas para “Os Simpsons”.

Amigos na vida e na profissão, Drummond e Monjardim, se encontraram pela última vez em 2016 no Estúdio de dublagem Wan Marc, no Rio de Janeiro. Monja, como era conhecido no meio da dublagem, foi sepultado neste sábado (31), no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Salsicha é o nome nacional do personagem Norville Billy Rogers Bouregar. Magro, alto, de pele pálida e cabelos castanhos claros, é medroso e dono de Scooby-Doo.

 

Mário Monjardim também foi a voz de Pernalonga em Looney Tunes, Frangolino e Capitão Caverna. Ele tinha 86 anos, sofreu um AVC no ano passado e era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim e primo do diretor de novela Jayme Monjardim.

 

Capixaba, Monja nasceu em 16 de janeiro de 1935, em Vitória, capital do Espírito Santo. Começou a carreira em 1954 na Rádio Vitória aprovado pelo diretor José Américo. Quatro anos depois partiu para a então capital federal quando trabalhou na Rádio Nacional a convite do mesmo diretor.

 

Em 1965 foi para a recém inaugurada TV Globo por intermédio do diretor Graça Melo. Lá fez parte do elenco de vários programas, entre eles da primeira versão de “Carga Pesada”, e dos programas humorísticos “Chico Anysio Show” e “Os Trapalhões”, na década de 80.

 

Na dublagem começou em 1958, na Herbert Richers. Nos anos seguintes trabalhou na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cine Som, e Dublasom Guanabara.

Nos anos 70, além da Herbert Richers, Televox, e Tecnisom, também começa a atuar na Peri Filmes, e Croma. Na década seguinte passou pela Telecine, VTI e outros estúdios como a Delart, Sincrovideo, e Double Sound.