Datas

O ORGULHO AINDA RESISTE

Publicado em

A luta pelos direitos e inclusão da comunidade LGBTQIA+ começou em 28 de junho de 1969 com a Rebelião de Stonewall, manifestação no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, Manhattan, Nova York.

A lembrança do evento está na campanha criada pela Sunset DDB para o Movimento #OrgulhoResiste, lançada pela Ambev.  Homenageia a luta e convida pessoas a compartilharem suas história. Para cada relato será doado R$ 1 às ONGs que apoiam a comunidade.

O filme retrata a linha do tempo com os principais protestos e movimentos de luta pelos direitos LGBTQIA+. Destaca o protesto realizado no Ferro’s Bar, em São Paulo, em 1983, a luta contra a epidemia da Aids, em 1992, e a  primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 1997.

Ao chegar em 2021, o filme faz um alerta sobre projetos de lei que pretendem restringir a participação de pessoas LGBTQIA+ na publicidade, o aumento de casos de LGBTfobia, e o lamentável dado de que a cada 19 horas, um LGBTQIA+ é morto no Brasil.

A mensagem final diz que a comunidade ainda luta por igualdade e respeito, e que a Ambev está apoiando essa resistência com ações inclusivas que protegem o direito de pessoas LGTBQIA+ dentro e fora da empresa.

A empresa também recriou a bandeira do orgulho a partir de três mil latas de seu portfólio que possuem as cores do arco-íris. Essa bandeira virou um mural de cerca de 30 metros exposto em lugares que marcaram a luta LGBTQIA+ em São Paulo.

 “Há anos nós apoiamos a causa LGBTQIA+ mudando estruturalmente políticas internas dentro da Ambev e também apoiando ONGs que fazem esse trabalho sociedade. O movimento #OrgulhoResiste quer dar voz e apoio a essa resistência de anos da comunidade LGBTQIA+. Precisamos e vamos continuar nos posicionando a favor de causas como essa que levantam a bandeira do respeito, da união, da empatia, e da igualdade de direitos. Se depender da Ambev, o orgulho continuará resistindo”, diz Alexandre Costa, diretor de Marketing Institucional da Ambev.

Nas redes sociais, a marca expandiu a narrativa do movimento com a ajuda de embaixadores da comunidade LGBTQIA+ que convidam o público a compartilhar suas histórias de resistência. A cada menção de orgulho e resistência compartilhado usando a #OrgulhoResiste, R$1 será doado para ONGs que trabalham com projetos de retificação de nome, educação, empregabilidade, acolhimento e combate à violência de pessoas LGBTQIA+, como Casa 1, Poupatrans, Casa Neon Cunha, Todxs, Acolhe LGBT+ e All Out.

Para Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer da SunsetDDB, a campanha #OrgulhoResiste é uma homenagem à história de lutas pelos direitos da diversidade.

 “A resistência LGBTQIA+ deve ser sempre apoiada. Ainda mais quando, até hoje, ainda vemos decretos, movimentos e pessoas que tentam revogar todos os direitos que a comunidade conquistou desde o início do movimento. Essa campanha é uma valorização dessa luta para que ela possa cada vez mais fortalecer o papel do indivíduo e da coletividade nas transformações sociais”, diz.

Criação de Filipe Rosado, Pedro Carreira, Felipe Revite e Arthur Borges, com direção criativa de Sergio Mugnaini.

Produção do Bando Studio, com direção de Leandro HBL e Ohana Ribeiro. Som da Satelite Audio, com direção Musical de Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli.

Dublagens: Hurso Ambrifi, Higor Becker , Vitor Mello, Vanessa Krongold, Luan Ferreira,  Juno Haddad, Za Medeiros, Paulo Vasilescu e Dafne Michellepis.