Tecnologia

APP PROJETA CARRO EM “AR” PARA INTERAGIR

Publicado em

Criado pela VATI, empresa de tecnologia para Comunicação e Marketing, o aplicativo VW Experience, da Volkswagen, permite conhecer detalhes do carro projetado em realidade aumentada.

O app foi desenvolvido para o lançamento do “Taos’, novo SUV da marca, que acaba de chegar ao mercado.

Com o recurso da realidade aumentada é possível projetar o automóvel pelo celular nos sistemas Android ou IOS em qualquer superfície plana, para interagir e visualizar suas peças, partes, movimentos e até dirigi-lo.

Mesmo com celulares que não tenham a tecnologia AR é possível visualizar o veículo dentro de um cenário virtual criado em estúdio pela equipe de desenvolvimento do App e ter acesso às mesmas funcionalidades.

O VW Experience proporciona ao usuário um alto nível de interatividade ao abrir e selecionar a opção “conheça o Taos”. Para ver seus detalhes, o menu abre cinco as opções Versões, Cores, Rodas, Detecção de Pedestres e Tenho Interesse, que direciona o cliente para o site da Volkswagen. O download do aplicativo pode ser feito, gratuitamente, pelo Play store ou App Store.

“Nosso trabalho tem resultado na criação de produtos inovadores e com reconhecimento internacional. Somos a única empresa do segmento 100% brasileira, certificada no padrão internacional de segurança da informação da Verband der Automobilindustrie, associação da indústria automobilística alemã, uma das mais importantes do mundo, o que garante mais segurança e conformidade em nossos processos”, explica Leandro Burti, fundador e diretor de inovação da VATI.

De acordo com Douglas Osti, gestor da área 3D e Digital da VATI, o VW Experience passou a ser um diferencial importante e necessário, já que as pessoas conseguem acessar o carro de onde estiver.

O VW Experience foi desenvolvido com tecnologia de alta qualidade e com arquitetura única, que permite usar o mesmo aplicativo para vários lançamentos. Entre as vantagens para a montadora é que o aplicativo pode ser usado mundialmente e não só no Brasil, além de poder colocar todos os modelos da marca e futuros lançamentos dentro dele, tornando-o um portfólio virtual onde o cliente escolhe o modelo que quer conhecer, interagir e, posteriormente, adquiri-lo.

“O uso de tecnologias digitais e alta qualidade está cada vez mais inserido em nosso cotidiano, contar com parceiros como a VATI, que entregam projetos diferenciados é fundamental em nosso processo”, afirma Fabio Rabelo, Head de Digitalização & New Business, da Volkswagen América do Sul.

O projeto implementado pela VATI contou com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pessoal de desenvolvimento e aplicação, engenheiros de games e engenharia de dados, entre outros, e levou cerca de três meses para ser finalizado.

Outros segmentos também podem se beneficiar desta nova tecnologia, como o imobiliário, construção, vestuário e de eletrônicos, entre outros.

“A tecnologia 3D aumenta a capacidade de sedução e atração do consumidor. Acredito que em um curto espaço de tempo, a demanda por essa tecnologia deve crescer ainda mais e queremos estar prontos para atender clientes de qualquer segmento que procure por nossa expertise”, projeta Burti.