Cinema

FRIDA DO BRASIL É PREMIADO EM LONDRES

Publicado em

Entre tantas obras culturais mundo afora que homenageiam a pintora mexicana Frida Kahlo, o curta “I Am Frida”, roteirizado, produzido e estrelado pela brasileira Raquel Arraes, foi premiado como Melhor Filme Experimental no FIFF – Falcon International Film Festival London.

O filme foi totalmente realizado por equipe técnica e elenco inteiramente femininos, para celebrar as mulheres.

Magadalena Carmen Frida Kahlo, que viveu entre 1907 e 1954, teve sua obra redescoberta nos anos 70, revelando sua defesa de questões de identidade, gênero, classe social e raça na sociedade mexicana. Atualmente é reconhecida como ícone do movimento feminista e LGBT.

Filmado em Londres,”‘Eu Sou Frida Kahlo” representa a diversidade e tem elenco inteiramente composto por mulheres, de várias nacionalidades e etnias.

“Era fundamental que a formação da equipe técnica e do elenco refletisse diferentes nacionalidades e etnias, sobretudo porque esse projeto foi idealizado com desejo de ser uma ode a uma das mulheres artistas mais inspiradoras da história recente”, diz Raquel.

Além do prêmio de Melhor Filme Experimental no FIFF, o curta recentemente foi um dos finalistas do London Lift-Off Film Festival, realizado pela Pinewood Studios na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Holanda, França e Estados Unidos, e que tem entre seus focos principais apresentar trabalhos de novos talentos da direção cinematográfica.

Atriz, diretora e roteirista natural de São Paulo, capital, Raquel Arraes e está vivendo na Europa há sete anos. Nesse período, morou na Irlanda e agora, na Inglaterra. Em Londres, aventurou-se a dirigir seu primeiro filme em parceria com Antonia Economides.

“I Am Frida Kahlo” está rodando o mundo com a participação em diversos festivais. Ela se formou como atriz profissional no Brasil, onde realizou diversos trabalhos principalmente no teatro.