Datas

A OUTRA PRODÍGIO DA FAMÍLIA MOZART

Publicado em
Os irmãos Mozart, talento em dose dupla

A LG acredita na tecnologia capaz de levar um talento a alcançar todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, a LG Electronics decidiu contar a história de Maria Anna Mozart, a irmã mais velha de de Wolfgang Amadeus, um dos gênios da música clássica.

O que pouca gente sabe, é que ela também era uma musicista admirável, talento tolhido pelos costumes e padrões do século 18, que a obrigaram a se preparar para o casamento.

 Neste Dia Internacional da Mulher, a LG Electronics, em parceria com a Almap BBDO, decidiu resgatar a história de Maria Anna Mozart através de uma composição inédita.

Frases registradas em 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart e 90 páginas de diário preservados no tempo viraram notas musicais. E pelas mãos da pianista Heloisa Fernandes se transformam agora numa melodia exclusiva, que expressa os sentimentos e a personalidade da artista que teve seu talento mascarado na história.

Essa iniciativa só foi possível graças a união da tecnologia, do estudo da linguagem humana e de uma pianista talentosa. Uma ideia inédita da Almap BBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian. 

Junto com sua nova agência, a LG descobriu que, embora as composições de Maria Anna tivessem sido perdidas com o tempo, as cartas trocadas com seu irmão Mozart, bem como o diário, ainda existem. O acesso ao material foi o ponto de partida para a criação, com base nas correspondências, da primeira música da artista conhecida pelo público. Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais que, por sua vez, foram arranjadas por Heloisa Fernandes. 

A música intitulada “Das Königreich Rücken”,um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas, embala o filme da campanha, assinado pela produtora Belgrado. O desenvolvimento do método de conversão das cartas em música e a produção musical do projeto são da Supersonica. O vídeo tem veiculação no Facebook, Instagram e YouTube.

“Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart”, diz Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da Almap BBDO.