Ação Social

PROJETO FRANCÊS TEM EMBAIXADOR NO BRASIL

Publicado em
Machado  (foto Jade Gadotti)

O  conceito “Cidade de 15 Minutos”, criado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, já tem um representante brasileiro. Mauricio Machado, profissional de Comunicação e Marketing, fundador em 2014 do portal “São Paulo São”, foi nomeado pelo cientista, professor da Sorbonne e assessor de Urbanismo da capital francesa, Carlos Moreno.

Assim como em Paris, objetivo é tornar grandes cidades brasileiras, a começar por São Paulo, um local onde as pessoas possam se deslocar em um quarto de hora para qualquer destino de seu interesse, seja de casa para o trabalho, para uma área de comércio ou lazer.

A ideia por trás da “cidade de 15 minutos” é que a população esteja mais integrada aos seus bairros e possa comer, cuidar de si mesmo, se divertir, fazer atividades físicas, mas também trabalhar a apenas 15 minutos de sua casa. A pé ou de bicicleta, é claro, para reduzir a emissão de poluentes na cidade.

Mauricio Machado,experiente profissional de Comunicação, atuou por 10 anos na ABA, outros três na Y&R Brasil e também nas emissoras de TV Record e Gazeta.

Dentro do portal São Paulo São, criou o São Conexões, um “hub” de conteúdos a partir da junção de coletivos, empresas, startups, investidores, parceiros, mídia e cidadãos, que podem atuar conjuntamente para despertar projetos nos bairros paulistanos, esmiuçando e mapeando as potencialidades de cada região, além de líderes, negócios criativos, estilo de vida e vocações.

“São Conexões mergulha no conceito de cidadania e no sistema criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, que é a cidade de 15 minutos. Na tese, os moradores terão acesso a tudo o que precisam a 15 minutos de distância a pé”, explica Machado.

A plataforma, com parceria da Incorporadora Tegra, inclui blog, redes sociais, canal de webvideo, marketplace e aplicativos. Ela começa início nos bairros do Sumarezinho, Sumaré, Vila Madalena e Perdizes, em uma parceria de comunicação com o Laboratório de Comunicação Experimental da FAAP, que faz a campanha de divulgação online. A Incorporadora Tegra é parceira da iniciativa.

A divulgação da plataforma ocorre através de campanha criada pelo Lab Experimental de Comunicação da FAAP, sob o comando do publicitário J.R. Delboux.