Ação Social
PROJETO FRANCÊS TEM EMBAIXADOR NO BRASIL
Publicado emO conceito “Cidade de 15 Minutos”, criado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, já tem um representante brasileiro. Mauricio Machado, profissional de Comunicação e Marketing, fundador em 2014 do portal “São Paulo São”, foi nomeado pelo cientista, professor da Sorbonne e assessor de Urbanismo da capital francesa, Carlos Moreno.
Assim como em Paris, objetivo é tornar grandes cidades brasileiras, a começar por São Paulo, um local onde as pessoas possam se deslocar em um quarto de hora para qualquer destino de seu interesse, seja de casa para o trabalho, para uma área de comércio ou lazer.
A ideia por trás da “cidade de 15 minutos” é que a população esteja mais integrada aos seus bairros e possa comer, cuidar de si mesmo, se divertir, fazer atividades físicas, mas também trabalhar a apenas 15 minutos de sua casa. A pé ou de bicicleta, é claro, para reduzir a emissão de poluentes na cidade.
Mauricio Machado,experiente profissional de Comunicação, atuou por 10 anos na ABA, outros três na Y&R Brasil e também nas emissoras de TV Record e Gazeta.
Dentro do portal São Paulo São, criou o São Conexões, um “hub” de conteúdos a partir da junção de coletivos, empresas, startups, investidores, parceiros, mídia e cidadãos, que podem atuar conjuntamente para despertar projetos nos bairros paulistanos, esmiuçando e mapeando as potencialidades de cada região, além de líderes, negócios criativos, estilo de vida e vocações.
“São Conexões mergulha no conceito de cidadania e no sistema criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, que é a cidade de 15 minutos. Na tese, os moradores terão acesso a tudo o que precisam a 15 minutos de distância a pé”, explica Machado.
A plataforma, com parceria da Incorporadora Tegra, inclui blog, redes sociais, canal de webvideo, marketplace e aplicativos. Ela começa início nos bairros do Sumarezinho, Sumaré, Vila Madalena e Perdizes, em uma parceria de comunicação com o Laboratório de Comunicação Experimental da FAAP, que faz a campanha de divulgação online. A Incorporadora Tegra é parceira da iniciativa.
A divulgação da plataforma ocorre através de campanha criada pelo Lab Experimental de Comunicação da FAAP, sob o comando do publicitário J.R. Delboux.