Ação Social

APRO REFORÇA PACTO CONTRA ASSÉDIO

Publicado em

Nova campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made enfatiza necessidade de mudança de comportamento na indústria audiovisual com relação ao assédio sexual no trabalho.

Renovado, o “Corta!”, Pacto de Responsabilidade Antiassédio no Audiovisual criado em 2017 Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, também celebra parceria com o movimento #MeTooBrasil.

Os filmes da campanha fazem uma analogia à produção de roteiros e retratam situações de comportamentos abusivos no ambiente audiovisual.

 “O problema existe e é uma responsabilidade de todos coibir esse tipode atitude, independentemente do gênero”, diz Marianna Souza, presidente executiva da APRO.

“O Corta!, um pacto de conscientização contra o assédio na indústria do audiovisual, reforça a necessidade de uma mudança de comportamento e contempla todos os profissionais do mercado. Tanto mulheres quanto homens podem ser vítimas. O #MeTooBrasil chega para fazer o acolhimento de denúncias e o atendimento as vítimas. Apesar de terem atuações distintas, a parceria das duas iniciativas se complementa e fortalece o combate contra o assédio. A nova campanha provoca as pessoas a refletirem e a se engajarem nesse movimento”, completa.

Formado por um grupo de advogadas especialistas no enfrentamento da violência baseada no gênero, o #MeTooBrasil chega ao país como um braço independente do movimento lançado nos Estados Unidos. Juntamente com o projeto “Justiceiras”, pretende acolher as vítimas de violência sexual, dando visibilidade, apoio, orientação e suporte para meninas e mulheres que passam por situações abusivas.

“Essa parceria vem para somar, para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas e podem ter ajuda jurídica, psicológica e socio-assistencial. O #MeTooBrasil tem o intuito de acolher as vítimas e, em sinergia com o Corta!, buscar um mercado audiovisual melhor, reunido, vigilante no combate a comportamentos abusivos”, conclui Marina Ganzaroli, advogada, Mestra em Direito pela USP e co-fundadora da Rede Feminista de Juristas.

A campanha é composta por três filmes baseados em histórias reais que,de tão surreais, parecem enredos de filmes de ficção com uma dose de suspense.

“Apartamento”, “Hotel” e “Camarim” retratam situações de comportamentos abusivos que aconteceram em festas, eventos oficiais do mercado e até mesmo em um típico dia de trabalho dentro de um set de produção, com diretores, produtores, atores e outras pessoas do segmento.

A linha de comunicação intrínseca que amarra as mensagens destaca: “Isto não é um roteiro. Isto é uma história real. Isto precisa ter fim. CORTA!,um movimento contra o assédio na indústria do audiovisual”.

Para Pedro Prado, VP de Criação da Leo Burnett que participa do movimento desde seu início, com essa nova campanha, o projeto entra em uma nova fase. “Assim como onome do movimento, CORTA!, que faz uma referência ao termo utilizado nos sets de filmagem para terminar uma cena, optamos por retratar situações fortes e verdadeiras que levem àreflexão e engajem na luta para dar um fim, um basta no comportamento abusivo”, explica.

Para lançar a campanha, a APRO mobilizou suas produtoras associadas e entidades do setor para fazer uma manifestação coletiva nas redes sociais. “Um movimento não se faz sozinho. Ele só existe se houver engajamento dos profissionais do mercado. Buscamos a parceria com todos os apoiadores do Corta! Para, juntos, promovermos um Dia D”, resume Marianna Souza.

Criação de Dudu Barcelos, Pedro Prado e André Fukumoto, com direção criativa de Pedro Prado e direção geral de Criação de Marcelo Reis. Som da Satélite Áudio.