Polêmica

INTERNET x TV NA GUERRA DO FUTEBOL

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O jogo entre Flamengo e Boavista no dia 1º de julho registrou 2,2 milhões de espectadores simultâneos. Era o recorde alcançado por uma transmissão esportiva no ambiente digital.

Na noite desta quarta-feira (8), a FluTV teve pico de 3,5 milhões de pessoas acompanhando a decisão da Taça Rio.

Com a desistência da Globo em transmitir do campeonato carioca, os clubes estão encontrando seus próprios caminhos em seus canais no Youtube.

Os números merecem uma comemoração? Sim e não.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE, já havia afirmado que apesar do sucesso expressivo, há ressalvas importantes a serem feitas, na comparação entre o alcance e penetração digital frente à TV aberta.

Na mesma noite de Flamengo e Boavista, a Globo, ainda transmitindo o torneio do Rio de Janeiro, alcançou o dobro de audiência com a partida Botafogo X Portuguesa, mesmo com suas imagens abertas apenas para o Grande Rio, Brasília, Grande Belém, Grande Vitória e Manaus.

A final da Taça Rio, que para alegria da Federação estadual teve o Fluminense como vencedor, entretanto, foi a live mais assistida da história do Youtube do mundo, derrubando do pódio o show da cantora Marília Mendonça com seus 3,3 milhões de espectadores.

A transmissão da Flu TV contou com o patrocínio da Brahma, Estácio, Petz, TIM, Doce Rio, Umbro e Sika. Além da participação das marcas, a federação ainda festeja o resultado, que vai proporcionar mais duas partidas da fase final, nos próximos sábado e quarta-feira.

Tudo isso ocorre em razão da Medida Provisória de 18 de junho do presidente Jair Bolsonaro, que mudou a lei de transmissão de campeonatos de futebol no país e motivou a Globo a romper o acordo no Rio de Janeiro .

A MP concede exclusivamente ao time mandante o direito de negociar os direitos de transmissão. Primeiro a apoiar a medida, o Flamengo, que dela já se beneficiou, tentou por vias judiciais participar da festa com sua FlaTV.

Dona dos direitos de transmissão através com todos os times do campeonato, exceto o Flamengo, a emissora decidiu abandonar o torneio regional.

Sorte do YouTube e dos dois finalistas, Fluminense e Flamengo, que terão mais uma oportunidade através de seus canais na plataforma de faturar os dois jogos finais, um de cada vez.