Polêmica

BAUDUCCO SUSPENDE CAMPANHA

Publicado em

Evandro Fióti, irmão de Emicida e CEO do coletivo Lab Fantasma, criado em 2009 por amantes do hip hop como “Na Humilde Crew”, referência em merchandising de artistas, acusou a Bauducco de utilizar como tema de sua campanha a música “Magia Amarela”, plágio de “AmarElo”, vencedora do Grammy Latino em 2020.

Como ele explicou, a canção interpretada por Duda Beat e Juliette Freire faz parte de uma campanha de reposicionamento da Bauducco, que negociou com o representante de Emicida sem chegar a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras, já que a verba oferecida não justificava a entrega.

Diante da repercussão, a Bauducco decidiu cancelar a campanha afirmando que seguirá dialogando com os artistas envolvidos, “pelos quais manifesta total respeito e admiração”.

Criada pela GALERIA.ag, a campanha inclui a música em questão, por sua semelhança com a canção “AmarElo”, de Emicida, tanto na identidade visual quanto na mensagem.

Em uma live, Fióti disse que o conceito de seu trabalho ao lado do irmão, Emicida, foi roubado.

Sem entrar na questão do plágio, comunicdo conjunto da Bauducco e GALERIA isenta as cantoras de culpa e diz que elas foram escolhidas em razão do propósito da campanha, pois são duas artistas que já tinham amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte.

“É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”, esclarecem as empresas.

No comunicado, Bauducco e Galeria afirmam que Magia Amarela foi criada para fazer parte da campanha de mesmo nome do anunciante, com objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados, como família, união, encantamento e comunhão.

Quanto à tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação, também apontada como semelhante à utilizada na divulgação de “AmarElo”, as empresas afirmam que seria a mesma já utilizada pela marca, tanto nas embalagens como em campanhas anteriores e posts nas redes sociais.

“A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”, descreve o documento assinado por agência e anunciante.

“A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”, informa o comunicado.

“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”, finaliza o documento.