Mercado

PROPAGANDA LATAM GANHA COMUNIDADE

Publicado em
Jef: comunidade em evidência

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, o profissional de Relações Públicas Jeferson Martins se deparou com uma grande dificuldade para encontrar profissionais do mercado publicitário que estivessem dispostos a participar de um painel virtual contando as experiências em fazer parte dessa comunidade em seus países.

Em conversa com Paulo Pereira, jornalista e atual executivo de contas do festival El Ojo de Iberoamérica, que trabalha na Argentina, se deram conta de que essa comunidade apesar de existir, está distribuída e sem contato direto e constante, impossibilitando uma pauta em comum que possa trazer evolução das vivências dessa comunidade dentro da indústria da Propaganda.

Dessa forma, decidiram reunir os seus principais contatos em um grupo virtual batizado de Coletivo de Profissionais LGBTQIA+ de Propaganda Latam, e a partir dele conectar outros profissionais da comunidade que possam se beneficiar das ações que o grupo se pretende, ou seja, networking profissional, compartilhamento de trabalhos, mentorias e suporte para casos de LGBTQIA+fobia.

“Já faz um tempo que a cultura e a comunidade LGBTQIA+ está em evidência no mercado publicitário, seja em grandes patrocínios nas paradas que acontecem pelo mundo, campanhas para ONGs, e em projetos para clientes. Na maioria das vezes os profissionais por trás dessas ações não fazem parte da comunidade, o que pode resultar em um apagamento do real sentido de trazer essas pautas, que é colocar a comunidade em evidência” explica Jeferson, diretor de Relações Públicas e Diversidade da Y&R Brasil.

“Há 6 anos vivo na Argentina e tive o prazer de trabalhar e conversar com muitos profissionais latinos. Sinto que diversos movimentos discutem os avanços e politicas públicas para a nossa comunidade, mas sinto que na publicidade ainda precisamos ampliar essa discussão e a troca de distintas realidades profissionais e criativas”, diz Paulo Pereira.

Hoje, o grupo já conta com 30 profissionais de empresas como Black Influence, DDB, Grey, Heineken, McCann Worldgroup, Medtronic, Ogilvy, Possible, Rankmyapp, Wunderman Thompson e Y&R e países como Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México e Venezuela.