Campanhas

“NÃO ADIANTA SE ESCONDER”

Publicado em

Campanha alerta contra aumento de abuso infantil e pedofilia durante isolamento social

Criada em 2012, a ONG Bandeiras Brancas, destinada a combater a violência contra a criança e a pedofilia, já conquistou vários prêmios nacionais e internacionais com suas campanhas criadas por seu fundador, o publicitário Brunno Barbosa.

Com o número crescente de abusos e agressões durante o isolamento social provocado pela pandemia, uma nova campanha foi lançada pela entidade como alerta aos efeitos do confinamento sobre o público infantil.

Criado originalmente em inglês, o filme “My Lockdown” visa alertar o problema social que ocorre não só no Brasil, como no mundo inteiro.

Os números de violência contra a criança, que já são impactantes, tendem a aumentar num quadro de aulas suspensas e crianças mais tempo dentro de casa com familiares abusivos e incontroláveis.

Conforme relatório elaborado pela World Vision, estima-se que até 85 milhões de crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 17 anos, poderão se somar às vítimas de violência física, emocional e sexual nos próximos três meses em todo o planeta.

“Trata-se de uma campanha de conscientização. Nosso objetivo com esse material é alertar a população para que todos estejam atentos a movimentações diferentes vindos dos vizinhos ou mudanças no comportamento das crianças. Essas circunstâncias podem ser indícios de abusos domésticos”, explica Brunno.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgados em 2019, diariamente, são notificadas no Brasil, em média, 233 agressões de diferentes tipos, seja física, psicológica ou tortura, contra crianças e adolescentes com idade até 19 anos.

Brunno Barbosa é diretor de arte e já trabalhou em agências como Sunset, Pereira & O’Dell e Insula/Neogama. Há três anos fundou a Mr. Da Vinci, da qual é CEO e diretor de Criação.

Seu trabalho voltado à proteção da criança ganhou destaque em 2015 quando foi divulgado uma ação na Internet que através de um post falso oferecia um link para ver fotos nuas de uma suposta garota de 12 anos. Com mais de 60 mil acessos, o link acabou detectando 7 mil perfis de pedófilos, convidados a realizar um tratamento.

Em 2916, o vídeo “Carta para Jack”, inspirado num desabafo de uma menina que acabou assassinada pelo pai alcoólatra, foi premiado no FIAP, no 7º Jagran Film Festival na Índia, eleito melhor comercial pela Academy of Interactive & Visual Arts em Nova York , eleito o melhor comercial criado para ONGs pelo Prêmio Renato Castelo Branco, da ESPM.