Campanhas

CADA GOTA SALVA VIDAS

Publicado em

Embora o Brasil seja referência em doação de leite materno no mundo, a quantidade doada em 2023 corresponde apenas a 55% da necessidade das Unidades Neonatais do país.

Campanha nacional do Ministério da Saúde, criada pela agência Nova, promove e incentiva a doação de leite materno para aumentar o número de voluntárias e o volume de leite na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A comunicação também orienta como realizar a extração e o armazenamento do leite materno, garantindo a qualidade desse leite que será processado e destinado a bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras. Muitas delas precisam da doação de leite materno para sobreviver e se recuperar mais rápido.

Uma das justificativas da baixa taxa de doação é a desinformação. E os Bancos de Leite Humano exercem um papel fundamental como orientadores de todo o processo de doação e amamentação.

Informar onde entregar o leite materno doado e como a coleta e o armazenamento devem ser feitos é um dos propósitos da campanha, que vai além de mulheres lactantes como público-alvo, mas incentiva toda a rede de apoio de cada uma delas, que, com essa pequena ação, pode salvar vidas”, explica Márcio Nazianzeno, redator da agência Nova.

No filme, a mensagem: “A vida é uma luta. Para alguns, ela começa cedo. Se você pode, doe leite materno. Vida em cada gota recebida”.