Ação Social

ENQUANTO A BOLA NÃO ROLA

Publicado em
Manoel: sem contrato na série A3

Iniciativa da Federação Paulista de Futebol, um leilão beneficente lançado neste domingo (14) vai ajudar mais de mil famílias carentes de árbitros e atletas que atuam nas competições das séries A2 e A3 da entidade.

Jogadores como Manoel, pernambucano que atuava na séria A3 do campeonato Paulista até o início da pandemia e que sem contrato, hoje trabalha numa fábrica de blocos de amigos da comunidade Santa Fé de Osasco, onde vive.

O projeto “Assistência de Craque” foi desenvolvido pela LMiD (Let’s Make it Diffent), agência de marketing esportivo de Gustavo Herbetta, ex-diretor de marketing do Corinthians, e Wagner Vilaron, ex-comentarista esportivo do grupo Globo.

A ideia, apresentada na TV Globo por Mauro Silva, da seleção brasileira tetracampeã de 94, (assista vídeo abaixo) é formar uma corrente de solidariedade em favor de comunidades carentes do futebol paulista na luta contra o coronavírus.

O leilão conta com a participação de entidades e grandes estrelas globais do esporte no país, que doaram camisas, ingressos em camarotes, encontros com torcedores e outros objetos de valor futebolístico.

“Nosso desafio era ousado, já que criar um projeto que engajasse atletas, clubes, patrocinadores e a federação em meio à pandemia não foi fácil”. Achamos que era e é a cara de nossa agência. Queremos fazer diferente  fazer melhor”, explica Vilaron..

Na ação, jogador convocado doará uma relíquia de seu acervo pessoal, ou uma experiência única, que irá a leilão por meio do site do leilão. Todo o dinheiro arrecadado será revertido.

A divisão ficará em 50 para atletas e árbitros, homens e mulheres do futebol paulista que recebiam até dois salários mínimos por mês quando as atividades foram paralisadas, e os outros 50% para instituições que atuam nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, como Instituto Bacarelli, Gerando Falcões e Movimento Maré do Bem. O leilão será monitorado pela Ernst & Young.

A “’Assistência de Craque” começou com Mauro Silva convocando Raí, que convoca Gabriel Jesus, que passa a bola para Neymar Jr., e assim por diante, por meio de vídeos publicados nas redes sociais.

“Passamos por um dos momentos mais difíceis da nossa história, a Covid-19 faz milhares de vítimas diariamente e atinge a todos direta ou indiretamente. Precisamos agir agora, e este passo inicia uma corrente de solidariedade. Essa é a maior força do futebol paulista, a união de todos”, diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

A corrente do bem vai durar um mês, período em que as relíquias ficarão disponíveis no site para lances do leilão. Além de atletas e ex-atletas consagrados, os próprios clubes paulistas entrarão na corrente, assim como árbitros e personalidades do mundo da bola.