Ação Social

COMIDA NO PRATO, NÃO NO LIXO

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Campanha da plataforma SBT do Bem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para o incrível desperdício de alimentos em todo o planeta. Para mostrar que é possível aproveitar boa parte de 1/3 de alimentos jogados fora, filme com o chef Carlos Bertolazzi, criado pela WMcCann, mostra como seria preparar uma receita com essa prática.

Evitar o desperdício de alimentos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 A campanha estreia na celebração da data, nesta quinta-feira (5 de junho).  O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assemblea Geral das Nações Unidas em 1972.

O desperdício de alimentos causa um impacto expressivo no meio ambiente, aumenta o índice da tragédia humanitária que é a fome, além de gerar um alto déficit na economia da ordem de bilhões de dólares por ano,  segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

A degradação dos alimentos ajuda a aumentar os índices de gases de efeito estufa, gastam recursos naturais e podem poluir o solo e a água pelo uso de pesticidas químicos de maneira inapropriada.

“Estamos falando de inacreditáveis 1,3 bilhão de toneladas por ano de comida desperdiçada, segundo relatório da ONU.  É um problema global, que traz sérios impactos ambientais em toda a cadeia de produção e descarte dos alimentos. A consciência das pessoas tem que ser impactada desde o planejamento das compras, até em encontrar outras soluções de preparo para as porções não utilizadas. Queremos levar essa reflexão para os lares brasileiros através dessa campanha”, diz Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.

Também com criação da agência, serão realizadas diversas iniciativas nas redes sociais do SBT, como forma de disseminar o consumo sustentável dos alimentos. Entre elas, o “filtro de chef”, no Instagram, que simula um chapéu de chef para que as pessoas utilizem durante a gravação dos seus vídeos, enquanto cozinham.

No site do SBT do Bem será feita uma linha de posts com receitas fáceis, informações e dicas para aproveitar as partes menos usuais dos alimentos. Para estimular as pessoas nessa experiência, o público será convidado a postar fotos das suas criações culinárias nos comentários. Já na corrente “desafio do reaproveitamento”, busca-se o desperdício zero a partir das dicas que serão dadas pelos chefs, que desafiarão outros chefs a fazerem o mesmo.   

E para incentivar a interação com a campanha, uma caixa de diálogo em um post no Instagram pergunta: “O que você faz para evitar o desperdício”? As melhores dicas e seus idealizadores serão divulgados pelo SBT. Além de criar novos hábitos, a ação estimula as pessoas a se reinventarem dentro de casa, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.  

Criação de Anselmo Ferreira e Victor Lavenére, com direção criativa de Fábio Ludwig e direção geral de Hugo Rodrigues e Kevin Zung.

Produção da Academia de Filmes, com direção de Fernando André e fotografia de Raul e Anselmo Carielo. Áudio da Soundzilla.

Aprovação de Fred Muller, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima.