Ação Social

CHAMEM AS JUSTICEIRAS

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O botão “SOS Justiceiras”, incluído no aplicativo Rappi, já pode ser acionado em casos de violência contra a mulher, um crime que cresceu significativamente a partir do mês de março, quando se iniciou o período de isolamento social no país.

Presente em mais de 60 cidades do país, onde foi lançado em julho de 2017, o serviço de entregas Rappi, presente em várias nações latino-americanas, opera em diversas categorias de produtos e serviços.

O projeto “Justiceiras”, por sua vez, foi criado no último mês de abril através da união de institutos de defesa da mulher, que começou com cerca de 700 profissionais de diversas formações e hoje já reúne 2 mil voluntárias para atendimento às vítimas de violência doméstica.

A iniciativa de incluir o botão no app da Rappi é da agência Almap BBDO e funciona paralelamente ao número de WhatsApp (11) 996391212, com o mesmo objetivo.

“Queremos que o maior número possível de mulheres saiba que podem contar com essa ferramenta de ajuda. Além disso, acreditamos que, com iniciativas assim, podemos ajudar a inibir esse tipo de crime, infelizmente tão comum”, diz Taissa Scvirer, Squade Leader Rappi Brasil.

O botão “SOS Justiceiras”, dentro do aplicativo da Rappi, funciona da seguinte forma: a mulher vítima de violência, ao clicar no botão, é direcionada para um formulário simples, onde será feita uma pequena triagem para que os profissionais de apoio conheçam a situação. Em seguida, uma das voluntárias do projeto entra em contato via Whatsapp, iniciando assim toda a conversa.

A ação vem acompanhada da #NãoÉSóDenunciar, ou seja, mostrando que se trata de uma iniciativa muito mais ampla. A mulher vítima da violência encontra, através do SOS Justiceiras, suporte em todo esse processo, um trabalho voluntário de pessoas reais.

“Diante de uma agressão, o que fazer? Quem procurar? Para quais locais a vítima deve se dirigir? É possível pedir ajuda sem sair de casa? Estas e outras perguntas são respondidas pelas justiceiras. Elas estão a postos para informar e, principalmente, apoiar e empoderar essas mulheres que chegam em situação de violência doméstica”, explica a promotora Gabriela Manssur, uma das fundadoras do projeto.

Para Fernanda Tedde, Head de Atendimento da Almap BBDO, a publicidade tem importante papel em divulgar causas sociais que possam engajar a sociedade e salvar vidas. “A nossa mensagem, com a ação, é para que as mulheres saibam que elas têm com quem contar, pessoas que vão ajudá-las a enfrentar todos os obstáculos que existem até chegar a uma possível denúncia”, diz.

No mês de março foram decretadas 2.500 medidas protetivas contra 1.934. em fevereiro. Houve também o aumento no número de prisões em flagrante, chegando a 268 em março.

Criação de Nathalia Pontes, Pedro Arvati e Yasmim Rodrigues, com direção criativa de André Gola e Pernil e direção geral de Luiz Sanches.