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Instituto Avon e Uber criam assistente virtual para atender vítimas de violência doméstica 

A Uber tem o compromisso global de fornecer 10 milhões de viagens para pessoas em necessidade durante a pandemia. O Instituto Avon mantém o programa “Você Não Está Sozinha” de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.

Unidas, as duas empresas lançam uma assistente virtual e transporte para que elas de desloquem de forma independente para fugir de seus agressores.

A ação visa minimizar o problema que apresenta índices de aumento alarmante no país durante a quarentena por conta da disseminação do coronavírus.

Criada pela Wieden+Kennedy, uma ferramenta tem o objetivo de auxiliar essa mulheres e meninas. Trata-se de uma assistente virtual que, por meio de um chatbot oferece uma forma silenciosa para que as mulheres peçam ajuda e recebam a orientação necessária dentro de suas próprias casas.

A partir de agora, mulheres de todo o Brasil que estiverem se sentindo ameaçadas podem buscar ajuda por WhatsApp, através do número (11) 94494-2415. Ao acionar esse número, a vítima é contatada por uma assistente virtual, simulando uma pessoa em sua rede de contatos, para melhor entender sua situação. A ideia é não despertar a atenção do agressor.

Depois de responder a algumas perguntas para identificar o grau de risco que corre, a vítima receberá o suporte apropriado. Caso seja necessário buscar hospital, unidade de saúde, delegacia ou centro de atendimento que preste serviço e assistência social e psicológica e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, ela receberá um código promocional para solicitar uma viagem de forma gratuita no aplicativo da Uber e se deslocar com independência.

“A violência contra a mulher é um problema complexo que também está espalhado por nossa sociedade. Temos um compromisso com esse combate e não vamos esquecê-lo neste período de isolamento social. Queremos colaborar com iniciativas que ajudem a avançar nessa questão. Por meio desse projeto conseguimos ajudar quem precisa unindo a tecnologia, que propicia o alcance em grande escala, e a mobilidade para movimentar o que mais importa neste momento”, explica Claudia Woods, diretora-geral da Uber para o Brasil.

“O enfrentamento à COVID-19 requer a união entre iniciativa privada, governos e sociedades, bem como a implementação de ações inovadoras para problemas antigos, que se intensificaram diante desta pandemia, como a violência doméstica. Por isso, a parceria com a Uber e a Wieden+Kennedy é tão importante para o Instituto Avon. As mulheres que estão em situação de violência precisam de recursos rápidos para buscar ajuda e orientação, incluindo transporte, em casos mais urgentes que demandam o deslocamento da vítima e de sua família”, diz Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon.   

“Ficamos muito felizes com o convite de participar deste projeto. Nosso desafio era criar uma identidade para a ferramenta que pudesse se camuflar entre os contatos da vítima e que, ao mesmo tempo, transmitisse o papel acolhedor da iniciativa”, detalha Mariana Borga, diretora de Criação da agência.