Ação Social

VIGÍLIA SOCIAL CONTRA A VIOLÊNCIA

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A violência doméstica no estado de São Paulo aumentou 30% nos primeiros 30 dias da quarentena determinada pelo governo. Os números são do Ministério Público Estadual através Núcleo do Gênero e Centro de Apoio Social Criminal.

O problema, seguramente com os mesmos índices em todo o país, levou o Instituto Avon, com participação das marcas Avon, Natura e The Body Shop, a liderar no Brasil o movimento global #IsoladasSimSozinhasNão. A campanha foi iniciada no dia 30 de março em todos os países da América Latina onde o grupo Natura atua.

A ação é realizada por meio da projeção de mensagens de apoio alertando sobre uma epidemia silenciosa que se agrava à sombra da Covid-19.

Objetivo é lembrar à população da importância da vigília social e das redes de apoio no combate à violência doméstica durante o isolamento social.

O conceito e as projeções foram desenvolvidos pelo Hub Avon, composto pela Wunderman Thompson, agência da Avon, e icherry.

Segundo levantamento da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, durante a primeira semana de isolamento no País, já houve um aumento de quase 9% no número de atendimentos.

A campanha#IsoladasSimSozinhasNão é um movimento global das marcas do grupo Natura & Co em apoio às vítimas. Ideia é criar uma rede de apoio entre vizinhos, amigos e familiares e dando-lhes informações e ferramentas para que saibam como agir diante de um caso de violência.

Na última semana, as marcas, em parceria com coletivos audiovisuais de todo o País, projetaram imagens com mensagens de apoio, convidando vizinhas, amigas e familiares a cuidarem da vida de mulheres que possam estar sofrendo confinadas o dia todo com seus agressores dentro de seus lares.

Em São Paulo, com o apoio do Governo do Estado, as projeções ocorreram em pontosturísticos como a Pinacoteca, Museu da Língua Brasileira e Casa das Rosas. As imagens também foram projetadas em quatro locais de Recife e em diversas outras cidades do país como Salvador, São Luís, Belo Horizonte, João Pessoa, Belém, Natal, Rio de Janeiro e Vitória.

No próximo domingo também está previsto um movimento nas redes sociais em parceria com influenciadoras das marcas para amplificar a mensagem de apoio às mulheres vítimas de violência e estimular vizinhas, amigas e parentes a acolhê-las e saberem como ajudá-las.

“Em tempos de isolamento social, percebemos uma figura que antes passava despercebida nessa causa: a vizinhança. Como passamos mais tempo em casa, notamos mais as rotinas e hábitos de nossos vizinhos. Por que não aproveitar essa chance e estreitar laços que podem ir além de proximidade física e ajudar a salvar a vida de mulheres que possam estar vulneráveis?”, diz Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon Brasil.

“A violência doméstica se alimenta do silêncio e da invisibilidade. Ela se perpetua na indiferença, quando o autor acha que ninguém está olhando. Por isto é fundamental conscientizar e ativar a rede de apoio às vítimas, criando um círculo de confiança formado por amigos, familiares e vizinhos”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Criação de Andressa Cruz e José Oliveira, com direção criativa de Danilo Janjácomo e direção geral de Keka Morelle. Head of Global Business & Operations de Larissa Zucatelli. Head de Mídia de Stella Lopes. Aprovação de Danielle Bibas, Daniela Grelin, Lucas Fajardo, MafoaneOdara, Diego Santelices, Miguel Marsicano, Giuliana Borges e Ariane Pires.