Ação Social

A VOLTA POR CIMA

Publicado em

Mulheres que sofreram violência doméstica, denunciaram e reescreveram suas histórias são as personagens do projeto #VireAPágina”, que começou com um livro retratando dezenas de boletins de ocorrência reais.

A ação é uma iniciativa da Master Comunicação para a Casa da Mulher Brasileira, de Curitiba, com participação da Fantástica Filmes e apoio da prefeitura da capital paranaense.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço integrado e humanizado de atendimento ao público feminino em situação de abuso, que ajuda a transformar a violência em esperança.

Conta desde com uma delegacia especializada até alojamento de passagem e capacitação para autonomia econômica, no mesmo espaço. Trata-se da principal ação do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e surgiu em 2015, com uma primeira unidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Hoje tem sedes também Brasília e São Luiz, além de Curitiba.

A cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física. Um número alarmante que merece atenção e não pode ficar impune. A campanha da Master, com vídeo produzido pela Fantástica, visa mostrar que as mulheres não estão sozinhas.

Foram 19 mulheres entrevistadas pela equipe da Fantástica Filmes para comporem o livro. Por sua vez, os áudios gravados durante cada entrevista transformaram-se no book trailer do projeto. O filme de dois minutos traz diferentes histórias e personagens, embora o padrão de violência que se repete é capaz de criar uma única narrativa com um único final, ou seja, a vitória, a liberdade e a esperança. 

Henrique Ribeiro e Kelly Bill foram os diretores de cena do projeto. “Participar de uma iniciativa tão importante quanto essa é realmente um privilégio para a Fantástica Filmes. Nosso trabalho, desde as entrevistas para o livro até o book trailer foi o de levar esperança para tantas outras mulheres que vivem na mesma situação e mostrar que há sempre uma saída”, diz Hermínio Vinholi Junior, sócio e produtor executivo da Fantástica Filmes. 

A filmagem ainda utiliza ilustrações animadas que, assim como livro, foram pensadas para dar um tom mais leve, abrindo espaço para analogias e poesias. Para Felippe Motta, diretor de criação da Master, pensar em um projeto como este não foi, nem de perto, o maior desafio.

“Para colocar essa ideia de pé, com tantas coisas que podiam dar errado, foi preciso muito comprometimento e coragem. Um projeto dessa magnitude, só é possível graças a coragem das mulheres se expuseram, contaram as suas histórias e também de ativistas da causa que trabalham na agência, na produtora e no cliente”, concluiu.

A campanha de divulgação do projeto conta com o book trailer em animação, veiculação em redes sociais da Prefeitura de Curitiba, revistas com dados e estatísticas da violência contra a mulher, além de uma versão on-line do livro para download, que pode ser baixado no site Vire a Página.

Criação de Pesly Krieger, Bruno Trindade, Isadora Correia, Victor Gatto, com direção criativa de Felippe Motta. Ilustração de Ana Matsusaki e Guilherme Match. Head de Produção Mayane Milinavicius. Direção de Produção de Marina Rossignoli. Áudio da Toro.