Ação Social

PODE ISSO, ARNALDO?

Publicado em

Deixar de fazer exame preventivo do câncer de próstata por preconceito, medo ou vergonha? Isso não pode. E vai levar cartão por isso.

Com o conceito “A vida não é um jogo”, campanha criada pela 4/12 composta por vídeo, spot de rádio, anúncios impressos e peças digitais fazem um paralelo com o símbolo da punição no futebol.

Quem protagoniza a estratégia de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata é o ex-juiz e comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho.

Neste novembro Azul, a campanha cria o cartão azul, uma advertência para a necessidade de realizar o exame de toque retal e PSA para diagnosticar a doença o mais cedo possível. O cartão será o ícone das ações que acontecerão em todo o país, em diversos eventos e também em partidas de futebol.

“O cartão é um símbolo importante no universo do futebol, esporte majoritariamente favorito entre os homens. Amado e odiado entre os torcedores, desta vez o cartão assumirá uma função nobre, com objetivo de advertir sobre a importância do diagnóstico precoce, carregando todas as demais comunicações da campanha e seu desdobramento nas diversas mídias”, explica Ricardo Furriel, diretor de criação da 4/12.

O árbitro Arnaldo Cezar Coelho, com seu inconfundível jargão: A regra é clara, empresta seu carisma para a campanha, que envolverá também jogadores, atletas e celebridades do mundo digital, que apoiam o movimento Novembro Azul, idealizado no Brasil em 2011 por Marlene Oliveira, fundadora do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O Novembro Azul foi pensado para ser um movimento que chama a atenção da população para o impacto do câncer de próstata na vida dos homens, assim como já acontecia com o movimento internacional Outubro Rosa. O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Para se ter uma ideia da alta incidência da doença, apenas no Brasil são registrados cerca de 68 mil novos casos por ano e mais de 13 mil mortes.

Ao longo dos anos, a campanha ganhou domínio público e passou a ser incorporada por outras ONGs, empresas privadas e pela população em geral, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do país “A única forma de garantir sua cura é o diagnóstico precoce, mas milhares de homens deixam de fazer o exame de toque retal devido ao tabu que ainda persiste”, revela Marlene Oliveira.

Criação de Ricardo Furriel, Marcio Fenga e Norbert Nosadse, com coordenação geral de Cleide Tomaz. Direção cinematográfica de Pedro Siaretta e Paulo Fratino, com produção executiva de Robinson Alves. Fotógrafo: Claudio Gatti. Trilha e Spot da Lua Nova.