Ação Social

NBS AMPLIA MARKETING SOCIAL

Publicado em
Claudia Mattos, André Lima e Aline Pimenta

São Paulo e Manaus vão ganhar os primeiros projetos da SoMa, agência de Social Marketing da nbs, que já atua nesse segmento há 6 anos através da pioneira rio+rio.

O sucesso do trabalho de campo realizado nas favelas do Rio de Janeiro incentivou a agência a criar a Soma, voltada para implementar projetos que promovam impacto positivo nas periferias das grandes cidades do país.

Segundo orientação, esses projetos precisam produzir alguma transformação na realidade dos moradores e, ao mesmo tempo, gerar retorno financeiro e/ou reputação para as marcas envolvidas.

“Nós acreditamos que a relevância das marcas está diretamente relacionada à sua capacidade de transformar a vida das pessoas e as favelas e periferias do país são territórios pujantes e repletos de oportunidade para essas transformações. Temos trabalhado com esse princípio há alguns anos. Erramos, acertamos, aprendemos muito e estamos prontos para crescer e levar essa ideia para outras cidades do país”, diza Aline Pimenta, diretora de marketing social da agência.

Com um trabalho reconhecido e admirado por moradores de diversas comunidades da cidade do Rio e iniciativas como o Projeto Favelagrafia, que ganhou projeção mundial e mudou a vida de jovens fotógrafos de nove favelas, a nbs rio+rio foi responsável por desenvolver um novo jeito de pensar e implementar projetos.

Neste período, dezenas de projetos foram para a rua com clientes como O Boticário, Nike, Globosat (Gloob), Asics, Sanofi, Aegea, entre outros. Também foi através da nbs rio+rio que o economista bengalês Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, visitou o Santa Marta e conheceu alguns trabalhos idealizados e realizados por empreendedores brasileiros de favela.

A nbs SoMa seguirá o mesmo modelo da nbs rio+rio, mas agora com uma abrangência nacional. Um dos objetivos da agência é liderar a discussão sobre a questão das periferias e o papel das marcas em processos de transformação social.

“As periferias brasileiras continuam muito fora do radar das marcas. São locais com enorme potencial, mas com demandas também gigantes. A nbs SoMa acredita que as empresas podem e devem ter um papel ativo no preenchimento destas lacunas. Felizmente, entramos numa era onde a capacidade de produzir impacto social positivo vai ser cada vez mais um indicador fundamental de sucesso do desempenho de uma empresa”, explica André Lima, co-CEO da nbs e responsável pelo projeto na agência.