Campanhas

CRIATIVOS, PROTEJAM SUAS IDEIAS

Publicado em

APP lança campanha convocando mercado a registrar e proteger a ideia criativa

Clique para ampliar

A Associação dos Profissionais de Propaganda começa a veicular campanha de mídia impressa criada pela Tech and Soul alertando agências e profissionais sobre a importância de se registrar ideias para evitar seu uso indevido.

A entidade oferece, entre seus serviços, tanto uma área depositária de Criação publicitária quanto a Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação, constituída durante o II Fórum Nacional da Propaganda, com aval das principais organizações do setor.

O objetivo da campanha é mostrar que embora não juridicamente, o trabalho criativo pode ser protegido com a garantia da anterioridade através dessa patente.

O registro pode ser feito pelo site da entidade, e com ele os profissionais e agencias garantem a imortalidade da identidade de campanhas, peças, conceitos e slogans, por exemplo.

“Sempre tivemos muita demanda desse serviço, principalmente em razão de concorrências, públicas e privadas, quando muitas agencias apresentam ideias a partir de um mesmo briefing”, explica Enio Vergeiro, presidente da APP.

Como ele diz, ao promover processo de seleção, alguns anunciantes acham que as ideias apresentadas são específicas para sua marca e que têm o direito de utilizá-las, mesmo vindas de agências não contempladas com a conta.

A campanha é composta por três anúncios comparando a relevância de cientistas famosos que realmente foram os grandes responsáveis por invenções que impactaram a humanidade, mas que esqueceram de registrar sua ideia. Em todos os casos, os cientistas que patentearam as invenções levaram o crédito e a fama, sendo nomes conhecidos de todos hoje em dia.

“Não há coisa pior para um profissional de criação ser pego de surpresa ao ver sua ideia sendo executada por outras agências e marcas. Por isso, a importância de fazer o registro de sua criatividade, uma ferramenta que a APP oferece”, afirma Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul, que assina a criação da campanha com Debora Santiago e Gustavo Matsuda0

Nos anúncios, diversas frases conclamam os profissionais de publicidade a marcarem para sempre suas criações: “Se ninguém lembra do seu nome, supostamente não foi você que criou”, “Registre suas ideias para poder brigar por elas” e “Quando você cria uma ideia e não registra, não é só tempo que você perde”.