Agências

PLATAFORMA ORIENTA MARCAS NO PDV

Publicado em

Lançada há uma semana pela Agência 96 de Live Marketing, a ferramenta proprietária “Route 96” deve começar a ser aplicada em ações de clientes como Ajinomoto, Ypê e Kibon, entre outros.

O objetivo da utilização desse novo recurso é acompanhar a interação dos consumidores com as marcas nos pontos de venda, principalmente com relação às promoções.

“Nossa base tem hoje milhares de lojas cadastradas e avaliadas por perfil, conforme divisão Nielsen. Temos dados de milhões de consumidores. Através dos números, podemos enxergar e analisar comportamentos, seja no momento de decisão nas gôndolas ou de interação com produtos, mecânicas ou estratégias, além disso, não lemos os dados apenas como tecnologia e sim com a capacidade de decodificar para soluções em comunicação”, explica Denise de Cassia, sócia da Agência 96.

Através da “Route 96” é possível descobrir as mecânicas promocionais que mais funcionam, as categorias de produtos que apresentam melhor performance ou as lojas mais assertivas para cada estratégia.

A plataforma utiliza uma mescla de tecnologia e especialização humana. Enquanto para alguns clientes as informações são obtidas por meio de promoções em que o consumidor cadastra a compra, para outros, os dados são levantados na própria loja, com a ajuda especializada das equipes de campo.

Conforme explica Denise, a ferramenta está preparada para fazer qualquer tipo de cruzamento de dados, desde conversão, participação, fidelidade, informações demográficas e performance por período.

Nessa primeira semana de operação, a “Route 96” já apresenta alguns resultados genéricos sobre comportamento dos consumidores em relação a promoções.

Por exemplo, constatou que o número de interações com promoções é estável de segunda a sábado, com queda aos domingos, que a média de envolvimento com promoção é de 2,5 vezes por consumidor e ainda que a virada do mês representa 40% das compras nos supermercados.

A plataforma não é comercializada pela A96, mas apenas será utilizada em ações para os clientes e projetos próprios da agência.