Campanhas

HP RESGATA ESCRITORAS ANÔNIMAS

Publicado em

Vítimas do machismo e do preconceito, muitas antigas escritoras deixaram seu legado com nomes falsos. Elas se disfarçavam sob pseudônimos masculinos para poderem ser levadas a sério por suas famílias, pela sociedade e pelo mercado editorial, que explorava o talento feminino mas escondia a sua existência.

Por iniciativa da HP e estratégia de comunicação criada pela Almap BBDO, várias obras dessas mulheres ganham versões atualizadas com os nomes de suas verdadeiras autoras, recuperando sua originalidade.

O Objetivo da ação é homenagear a persistência dessas escritoras e convidar o público a pensar sobre o tema. O projeto “OriginalWriters recria as capas de livros com os nomes originais de suas autoras e valoriza as produções dessas mulheres.

Numa primeira etapa, o “OriginalWriters” refaz as capas de sete obras de sete escritoras do século 19 e do começo do século 20, que finalmente terão os seus verdadeiros nomes como autoras.

Essas histórias, porém, não estão restritas a um passado distante. J. K. Rowling, a reconhecida autora da saga de best-sellers “Harry Potter”, conta ter utilizado apenas as iniciais de seu nome, suprimindo o “Joanne”, para ter seu primeiro livro publicado. Segundo os agentes literários, seria melhor esconder do público-alvo de Harry Potter, composto principalmente por jovens do sexo masculino, que a história havia sido escrita por uma mulher.

“OriginalWriters” faz parte da plataforma de comunicação “O que é importante, você imprime com os Cartuchos Originais HP”, que reforça os diferenciais da tinta original HP.

Todas as obras estão inteiramente disponíveis para serem lidas, baixadas e impressas gratuitamente na plataforma do projeto . As obras sem edição em Língua Portuguesa preservam a sua originalidade, sendo mantidas no idioma de suas primeiras edições.

Criação de Bruno Pereira, Eduardo Vares, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, com direção criativa de Rynaldo Gondim, André Gola, Benjamin Young, Keka Morelle, Marcelo Nogueira, Pernil, direção executiva de Bruno Prosperi e direção geral de Luiz Sanches. Diretora de Conteúdo Chris Mello. Head of Art Digital Pedro Burneiko e direção de Criação Digital de Luciana Haguiara.

Produção da Malabar Filmes, com direção de Albert Kinkle, fotografia de Daniel Moraes e produção de Jade Vilaça. Áudio da Cabaret, com assinatura  do maestro Bruno Guanabara e produção de Lucas Comparato. Locução de Lavínia Lorenzon.

HP Original_Writers | pt-br from AlmapBBDO Internet on Vimeo.