FIAP 2017

A NOVA COMUNICAÇÃO DE IBEROAMERICA

Publicado em

Mais tradicional festival ibero-americano começa domingo. Vai avaliar 4 grandes áreas e incentivar jovens e empreendedores

Começa neste domingo (3) em Buenos Aires a 48ª edição do Festival Ibero Americano de la Publicidad. Reformulado, o novo FIAP vai premiar trabalhos em apenas quatro grandes áreas: Formatos, Inovação, Anúncios e Produção.

Com objetivo de destacar cases inovadores, o FIAP 2017 também terá um espaço especial para novos empreendedores da indústria da comunicação e marketing.

A edição também dá início ao projeto “50 Anos”, que o festival vai comemorar em 2019. Após edições em Miami e Cidade do México, o FIAP se mantém na capital argentina pelos próximos 3 anos.

Com apoio do Ministério de Modernização, Inovação e Tecnologia da Cidade de Buenos Aires, através da Dirección General de Indústrias Criativas, o festival conta com novo grupo investidor, liderado pelo publicitário Rodrigo Figueroa Reyes, ex-criativo da rede DDB na América Latina.

Sob o conceito “Capital de Ideas”, Buenos Aires pretende mostrar à comunidade da região como é possível evoluir nessa indústria com cases diferenciados, independente de plataformas utilizadas para a comunicação.

Os grandes júris serão presididos por Risto Mejide, apresentador da TV espanhola (Formatos), Guibert Englebienne, fundador na Argentina da Globant Consultoria Digital (Inovação), Luiz Sanches, sócio e diretor geral de Criação da Almap BBDO (Anúncios) e o diretor de cinema mexicano Simón Bross (Produção).

A abertura do evento será realizada na noite de domingo (3) na Biblioteca do Hotel Faena, onde também serão realizadas algumas ações. Palestras e premiação ocorrerão na Usina Del Arte, no Bairro Boca.

O tema “Construção de Marcas” será desenvolvido no dia 4 através de palestras de publicitários de destaque como Fernando Vega Olmos (PICNIC), Juan Carlos Gómez de la Torre (Circus Grey), Eco Moliterno (Accenture Interactive) e José Del Rio (La Nación).

Esses palestrantes também serão jurados do Concurso de Empreendedores, iniciativa que visa criar novos anunciantes. Entre os inscritos, 12 selecionados apresentarão suas propostas e 3 deles vão ganhar um ano de consultoria gratuita e uma campanha de uma agência de publicidade.

Na terça-feira (5) será realizada a Break Point, a competição dos Jovens Criativos, disputa de duplas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Portugal, Perú e Uruguai para desenvolver uma campanha em 24 horas a partir de um briefing apresentado no local. O Brasil será representando pelo redator Lucas Dias e o diretor de arte Edgard Vidal, da Publicis.

Na Usina Del Arte, um painel sobre o consumo dos millenials e centennials, com exposição da atriz, humorista e youtuber argentina Belu Lucius sobre o comportamento de adolescentes e pré-adolescentes na compra de produtos e serviços.

Na quarta-feira (6), Andrew Keller, diretor global de Criação do Facebook realiza palestra antes da entrega dos prêmios da edição.

Rodrigo Figueroa Reyes destaca que o grupo investidor aceitou participar do projeto por considerar o Novo FIAP como um lugar de encontro para a transformação do mercado, de união do setor para criar novas oportunidades de negócios.