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PROSPECÇÃO COM MARKETING DE GUERRILHA

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Flávio Casarotti já trabalhou para várias marcas de cerveja, como Antarctica, Bohemia, Nova Schin, Heineken, Sagre, Kaiser, Crystal e Itaipava. Há quase 2 anos associou-se ao grupo PPG para lançar a Menta, agência com jeito bureau criativo mas com a estrutura de um experiente conglomerado de comunicação. A curta história da Menta, porém, se insere numa situação econômica de grave crise financeira e política que envolveu o país. Com isso, a prospecção de clientes, já difícil pela grande concorrência, complicou-se ainda mais no disputado mercado publicitário brasileiro. Dessa forma, Casarotti decidiu usar a criatividade também para esse fim. Com o objetivo de aproveitar sua experiência no segmento, criou uma ação de self promotion dirigida às principais cervejarias do país. O marketing de guerrilha incluiu o lançamento de uma marca fictícia da bebida, a Kold, numa mistura com menta. Para que a ação fosse encarada como verdadeira, até a revelação de seu propósito, foram produzidos 50 litros da Kold, uma Blond Ale artesanal com toque de menta, com receita do mestre cervejeiro Vítor Palma, especialmente contratado. A bebida foi utilizada em 30 kits enviados a executivos de marketing das cervejarias, junto com brindes como copos e camisetas, além de um recado: “Que tal deixar uma de suas marcas nas mãos de quem pensa fora do engradado”? Para gerar ainda mais curiosidade e chamar a atenção dos executivos, a agência desenvolveu uma estratégia de mídia on e off line baseada principalmente em geolocalização, além de alguns outros filtros. Tudo pensado para atrair a atenção dos funcionários das cervejarias. Pontos estratégicos, de relógios de rua a abrigos de ônibus localizados no entorno das principais cervejarias, vão trazer o layout da campanha da nova cerveja.  “Assim, foi possível cercar esse público num raio de ação físico e virtual, numa estratégia de mídia que, de um jeito ou de outro, essa pessoa “topasse” com a Kold, a cerveja com Menta”, destaca Casarotti. Sua divulgação, para parecer real, utilizou critérios de geolocalização para a instalação de material publicitário. A ideia é levar as pessoas impactadas para o site Cerveja Com Menta, com a explicação da estratégia e o conceito: “Cerveja com Menta. Já pensou nessa combinação”? “A ação é um jeito diferente de abordar potenciais clientes. Sei que os movimentos de contas não são tão simples, mas acredito que uma estratégia inovadora e impactante é o que toda marca busca hoje em dia. E isso nós sabemos fazer”, explica Casarotti.