Polêmica

AGÊNCIA REBATE CRIATIVO

Publicado em

Com relação à matéria “FCB Recompõe Comando Criativo”, publicada por este Blog, no último dia 2 de dezembro, a F/Nazca Saatchi & Saatchi emite nota rebatendo afirmação de que o novo diretor de Criação da FCB tenha sido responsável por ações na agência onde atuo. O trecho em questão, que integra press release enviado pela assessoria de Comunicação da FCB, diz o seguinte: “…trabalhou por 11 anos na F/Nazca Saatchi & Saatchi, onde foi um dos pioneiros na implantação da área digital. Ele também foi responsável por ajudar a desenvolver a área interativa da agência e por integrá-la definitivamente ao departamento de criação”. A seguir, comunicado da F/Nazca:

Nota de esclarecimento

“A título de reparação da verdade e para que se faça justiça quanto à correta atribuição dos créditos aos profissionais a quem são efetivamente devidos, a F/Nazca Saatchi & Saatchi gostaria de esclarecer que o profissional Fabio Simões não foi responsável pela implantação do departamento digital da agência, nem pela integração das áreas on e off-line.

A criação pioneira da área digital da F/Nazca começou muitos anos antes, em 1998, e foi liderada por Fernand Alphen, hoje na JWT. Já a integração total das áreas off e on-line foi encabeçada pelo atual diretor de criação, Theo Rocha.

Fundada em 1996, a F/Nazca já contava com uma equipe dedicada aos projetos digitais desde 1998. Em 1999, Fabio Simões entrou para o time da agência como diretor de arte, contratado por Fernand Alphen, que seguia no comando da área, na posição em que continuaria inclusive em 2001, quando a F/Nazca Saatchi & Saatchi consagrou-se com o prêmio de Agência do Ano em Cannes. Apenas em 2004, com a promoção de Fernand Alphen à direção de planejamento da agência, Fabio Simões assumiu o comando da criação do departamento digital, permanecendo até 2010 quando da chegada de Theo Rocha que, no ano seguinte, em conjunto com o então diretor-geral de criação Eduardo Lima concretizou o antigo plano de Fabio Fernandes, que sempre acreditou na extinção da divisão entre as duas áreas, e iniciou-se o ciclo de integração total das disciplinas e profissionais de criação da F/Nazca, sem mais nenhuma distinção entre on e off-line”.