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PARA ENTRAR NA HISTÓRIA

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Sanches: menos texto, mais visual

“Dois vistos” (Double Check) e “Cachorro-Peixe” (Dog-Fish)”, não são apenas dois comerciais premiados com Leão de Ouro em Cannes. Mais do que isso, representam o resultado de uma longa parceria e uma relação de confiança, cumplicidade e sintonia de pensamento entre a Almap BBDO e a Volkswagen do Brasil. O atual Gunn Report que os relacionou na lista dos melhores comerciais de automóveis dos últimos 50 anos no mundo, apenas confirma isso. Os filmes foram selecionados por Jacques Séguéla, um dos fundadores da RSCG e ex-CCO e vice-presidente da Havas Worldwide, da qual hoje é consultor. São os únicos trabalhos brasileiros desse hall da fama “Double Check” ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil na categoria de Automóveis do Festival de Cannes, em 1999. “Cachorro-Peixe”, dez anos depois, consagrou a Almap na categoria mais desejada pela propaganda brasileira desde que o País começou a disputar o evento, na década de 60. Luiz Sanches, sócio e diretor geral de Criação da agência,  falou ao Blog:

Até o início dos anos 90, quando a argentina Agulla & Baccetti teve um filme de automóvel premiado, só comerciais europeus e norte-americanos ganhavam Leões de Ouro em Cannes. A que você atribui a evolução da propaganda brasileira nessa categoria?

Acredito que houve vários fatores que contribuíram para essa mudança. Entre eles, até mesmo a forma de contarmos as histórias. Antes, os filmes tinham uma narrativa muito mais focada no diálogo e com o apelo visual muito menor. Hoje, são histórias contadas com muito menos texto e bem mais visuais, que privilegiam o entendimento de um júri internacional. Mas este é apenas um dos fatores. Existem vários. Nesta conta podemos colocar também a inclusão de diferentes nacionalidades em júris internacionais, acrescentando visões culturais diversas e maior tolerância com ideias vindas fora do eixo anglo-saxão. Uma linguagem e nível de produção mais internacionais, etc. Ou seja, o mundo ficou mais globalizado e a propaganda, também. Mas uma grande ideia continua sendo uma grande ideia sempre. Ontem ou hoje. A prova disso é o filme “Double Check”, que é uma ideia simples e boa. E que poderia ter sido feita hoje.

Qual a importância para a Almap estar nessa relação do Gunn Report?

Uma importância enorme!!! Afinal, ser a única agência brasileira numa lista como esta, selecionada por Jacques Séguéla, é muito especial. Estamos muito felizes por receber este reconhecimento.