Mercado

LEANDRO BURTI RESGATA A CASA VATICANO

Publicado em
Fábio Bottura, Leandro Burti, Ronel Vieira e Claudio Laniado (foto de Ivan Stieltjes)

A Casa Vaticano, fundada em 1995 por Luiz Carlos Burti, inovou a relação entre agências e fornecedores. Como produtora de retoque, proporcionou ao mercado um trabalho de tratamento de imagens de alto padrão de qualidade e solucionou um grave problema. Na época, supriu a falta de computadores que a maioria das agências ainda não tinha conseguido adquirir. Mais do que isso, tornou-se também, através de sua revista, uma vitrine interessante para os maiores e mais premiados diretores de arte do País. “Foi o início da terceirização, uma ação pioneira”, diz Leandro Burti, filho do fundador que resgata a marca e como chairman comanda a nova empresa. “Casa Vaticano representa a volta do fornecedor de verdade, uma extensão das agências e anunciantes. Hoje, as agências priorizam o trabalho de Criação, Planejamento e Mídia e terceirizam a produção. Não é parceria, não disputamos preço. Fornecedor tem que ganhar no custo que consegue realizar. Preço quem faz é o mercado”, explica. A nova Casa Vaticano atua nas áreas de Pré-Mídia, Imagem, Digital e Filme. Compõem o seu comando o vice-presidente de Operações Claudio Laniado, além dos co-presidentes Fábio Bottura e Ronel Vieira. A Pré-Mídia conta com uma área criativa, através da qual diretores de arte adaptam a Big Idea das agências para as peças, especialmente de Varejo. O antigo estúdio para locação acabou se tornando fundamental para a área de Imagem. Agora, a Casa Vaticano atua a partir do Click, ou seja, tem um time de fotógrafos para atender os clientes. Da mesma forma, a área de Filmes conta com estúdios próprios e portfólio de diretores, sob a coordenação da recém-contratada produtora Kátia Leal. A todo vapor, chega a produzir 100 comerciais por final de semana para atender anunciantes que anunciam diferentes ofertas para vários mercados. A área Digital, que já existia para criação de sites e aplicativos, nesta nova fase também se especializou em administrar e monitorar redes sociais. Todo esse trabalho é baseado no sistema Jam Works, através do qual agência e anunciante, integrados online modificam e aprovam as peças, conforme suas estratégias.