Livros

UM TRIBUTO AOS AMIGOS E ÀS IDEIAS

Publicado em

José Zaragoza, o Z da DPZ, ganhou muitos prêmios ao longo de seus mais de 50 anos de carreira. Ele reuniu todos num único livro, fazendo questão de citar, um a um os profissionais que o ajudaram a conquistá-los. Como dupla ou inspiradores. “Zaragoza e Amigos. Ideias Premiadas”, será lançado no próximo dia 28 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. A obra tem o apoio do amigo e sócio Roberto Duailibi e do ex-CEO da DPZ Flávio Conti. Ambos e mais Neil Ferreira e João Augusto Palhares Netto, alguns nomes que ao longo desse tempo fizeram dupla com Zaragoza, assinam os textos. “Esta é também uma forma importante de reverenciar e homenagear todos os nomes que comigo trabalharam na criação de tantas peças e campanhas, boa parte delas reconhecidas pela crítica por meio de prêmios”, diz Zaragoza. O livro é uma grande exposição de cases, um documento que retrata, sob certo ponto até de forma histórica, a evolução da propaganda no Brasil.  “Quando a gente começou a fazer propaganda após a fundação da DPZ, em 1968, o Brasil era dominado por publicidade americana. O que se fazia aqui era apenas nacionalizar anúncios. Quebramos esse paradigma, ousamos, ajudamos a construir o que é hoje a propaganda brasileira, reconhecida e premiada em todos os festivais do mundo”, afirma o publicitário. O Baixinho da Kaiser, o Leão do Imposto de Renda, os comerciais de cigarro Charm, de OB, e a campanha “Morte do Orelhão”, da Telesp, estão entre os trabalhos mais premiados da história desse espanhol de Alicante, criado em Barcelona, que chegou ao País na década de 50 e garante: “Aprendi a fazer propaganda no Brasil”.