Mercado

OS MISTÉRIOS DO 3º MAIOR ANUNCIANTE

Publicado em
Herrera: propaganda e farmacêutica

Daniel Ordoñana Prida é o diretor geral no Brasil do Laboratório Genomma. O terceiro maior anunciante do País em 2013, conforme ranking divulgado em fevereiro pelo Ibope Monitor. Desde então estamos tentando falar com ele para explicar o fenômeno empresarial dessa empresa mexicana que está ganhando o mundo com produtos para combater cravos, espinhas, verrugas, rugas e caspa. Formado pela Universidade de Anahuac, exigiu e-mail em espanhol através do gerente de Comunicação Rafael Nasser. Nem assim. Nenhuma resposta. Segundo levantamento de compra de Mídia do Ibope, o laboratório investiu R$ 2,5 bilhões no ano passado. Aplicado o desconto padrão, esse total caiu para R$ 989 milhões de acordo com novo ranking publicado pela atual edição do Meio & Mensagem. Mas ainda assim mantendo o honroso terceiro lugar atrás de Unilever, que reconquistou a liderança com R$ 1,5 bilhão, e Casas Bahia, que desce para o segundo lugar com R$ 1,1 bilhão. No Brasil desde 2010, o Genomma apresentou crescimento meteórico. Em 2011 era o 30º, em 2012 o décimo. Onde vai parar? Se depender da vontade de seu fundador, Rodrigo Herrera. Não vai parar. Sua história registra a penhora de um relógio de US$ 3 mil para criar um dos maiores laboratórios farmacêuticos do México. Estados Unidos e Brasil são atualmente os focos desse empresário que, diz-se nos bastidores, tem ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus. Não por coincidência, quase 100% de sua propaganda é veiculada na Rede Record de Edir Macedo. E compra espaço direto, sem agência. “Temos uma house que cria tudo aqui dentro e negocia a mídia”, justifica o gerente de Comunicação Nasser. Houve até, um tempo atrás, uma tentativa de veicular no SBT, mas já acabou. Hoje produtos como Asepxia, contra espinhas, que utiliza Luan Santana como garoto propaganda, e Cicatricure, para rugas e cicatrizes, com comercial estrelado por Marília Gabriela, ocupam boa parte dos breakes da Record. No México o laboratório reina absoluto no ranking de anunciantes, com investimento que supera a soma das verbas de Unilever e Coca-Cola.Voltando à penhora do relógio, isso ocorreu em 1996, quando Herrera tinha 26 anos e comandava uma pequena agência de propaganda que produzia infomerciais. O creme antiacne foi o grande propulsor da trajetória de Herrera. Na verdade, Genomma atualmente é uma mistura de laboratório farmacêutico com agência de publicidade. Ele mesmo divulga em 16 países seus 700 produtos reunidos em 80 marcas. Portanto, sintonizado na Record o telespectador pode conferir os comerciais dos produtos citados e ainda de Medicasp, Pointts para eliminar verrugas e do relaxante e hidratante para as pernas Goicoechea, além das linhas de xampu Tio Nacho e do novíssimo complexo vitamínico Shot-B, que combina vitaminas variadas com guaraná, e, muito importante, não engorda.